Agronegócio

"Operação Mahindra" combate furto de máquinas agrícolas no RS

Na última quarta-feira (19), a Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) dos municípios gaúchos de Camaquã e Alegrete liderou uma ação conjunta que resultou na desarticulação de uma quadrilha envolvida no furto de máquinas agrícolas.

Os equipamentos seriam revendidos em Rosário do Sul, na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Denominada “Operação Mahindra”, esta foi a sua 5ª fase e contou com a execução de três mandados de busca e apreensão. Durante esta etapa, as autoridades realizaram buscas em uma revenda de máquinas, suspeita de ter negociado um trator furtado.


De acordo com a Polícia Civil, o proprietário da revenda admitiu em depoimento que havia efetuado a negociação do equipamento, porém, alegou desconhecer sua origem ilícita. O mesmo se comprometeu a fornecer informações sobre o comprador do trator.


A investigação já havia revelado que a quadrilha especializada atuava mediante estelionato, praticando furtos de maquinários agrícolas em toda a região sul do país, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.


As vítimas, em alguns casos, anunciavam suas máquinas em sites de venda e recebiam propostas de supostos compradores.

Após acordarem a negociação, os criminosos efetuavam um falso depósito para, posteriormente, enviar um guincho para retirar a máquina. Somente depois de alguns dias, as vítimas percebiam que o envelope do pagamento estava vazio, tornando-se vítimas do golpe.


O esquema fraudulento permitia que as máquinas fossem comercializadas a preços abaixo do mercado. Curiosamente, a operação era comandada de dentro do Presídio Regional de Caxias do Sul.

Com informações da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul