O ciclone extratropical que atingiu o Sul do Brasil na última quarta-feira (12), começa a se afastar em direção ao alto-mar nesta sexta-feira.
No entanto, há ainda a presença de nuvens carregadas no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
De acordo com o Climatempo, as nuvens devem se dissipar gradualmente no interior da Região Sul com a entrada de uma forte massa de ar frio, de origem polar.
A frente fria, que se formou em conjunto com o ciclone extratropical, avança sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil, e nesta sexta-feira chega ao sul da Bahia.
A previsão é de que nuvens de chuva se desloquem de São Paulo e de Mato Grosso do Sul e se espalhem ao longo do dia sobre o Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais e Espírito Santo.
No litoral sul e sudeste, ainda ocorrem fortes rajadas de vento e o mar segue agitado.
Além disso, a passagem da frente fria contribui para a formação de nuvens carregadas em parte da região Norte do Brasil.
Região Sul
O ciclone extratropical que atingiu a Região Sul nos últimos dias começa a se afastar nesta sexta-feira.
No entanto, ainda há possibilidade de rajadas de vento entre 80 e 100 km/h durante a manhã, especialmente no litoral sulista.
A maioria das áreas da região terá presença de sol ao longo do dia, mas acompanhado de um intenso frio devido à chegada de uma poderosa massa de ar polar.
Há ainda a chance de ocorrência de neve ou chuva congelada nas áreas serranas mais elevadas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, assim como no planalto sul catarinense.
Com a chegada do frio intenso, o amanhecer será marcado por geadas na fronteira entre o Rio Grande do Sul e Uruguai, no norte de Santa Catarina e em todo o interior do Paraná.
A previsão é que temperaturas atinjam valores negativos nos três estados do Sul, o que deve intensificar a sensação de frio.
Além disso, ainda há possibilidade de chuvas com intensidade moderada a forte no leste do Rio Grande do Sul, incluindo a cidade de Porto Alegre, no sul de Santa Catarina e na região da Grande Florianópolis.
Os moradores da Região Sul devem ficar atentos aos alertas e recomendações das autoridades locais, em relação aos ventos fortes e ao frio intenso, buscando se proteger adequadamente para evitar possíveis danos ou problemas de saúde.
Fonte: Climatempo