Clima

Sexta com chuva forte no Sul

Áreas de instabilidade deixam muita nebulosidade e chuva no decorrer do dia sobre o Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e também no oeste, sul e leste do Paraná.

A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vem mantendo uma situação de bloqueio atmosférico, que tem forçado a formação de muitas nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina. Diversas áreas dos dois estados voltam a receber altos volumes de chuva nesta sexta-feira. A Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul emitiu alerta especial para o risco de cheia dos rios.

A maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste estão com poucas nuvens devido à influência de um sistema de alta pressão atmosférica (massa de ar seco), que inibe o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva. 

Áreas de instabilidade provocam muita nebulosidade e chuva sobre os estados do Norte e do Nordeste do Brasil. Núcleos de nuvens carregadas voltam a se formar na costa leste do Nordeste, próximo de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco.

Região Sul

Áreas de instabilidade deixam muita nebulosidade e chuva no decorrer do dia sobre o Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e também no oeste, sul e leste do Paraná.

O centro e norte do Paraná permanece dentro de uma massa de ar seco, com um dia com tempo firme, sem chuva. A chuva para no sul do Rio Grande do Sul e o sol aparece entre muitas nuvens. 

O restante da Região Sul tem muitas nuvens e chuva a qualquer hora no decorrer do dia e há risco de chuva moderada a forte em várias horas do dia. A chuva é muito volumosa, com maior potencial para transtornos, no norte e oeste do Rio Grande do Sul.

Há previsão de muita chuva no fim de semana na Região Sul.

Região Sudeste

Uma massa de ar seco continua atuando sobre a Região Sudeste diminuindo a umidade no ar e as condições para chuva. O dia segue com sol forte, calor e poucas nuvens em praticamente toda a Região. 

Há possibilidade de chuva passageira no litoral sul de São Paulo e no norte do Espírito Santo, mas o sol também aparece nestas áreas. Muito sol em todas as capitais da Região.

O tempo vai continuar firme no Sudeste no fim de semana.

Região Centro-Oeste

O ar seco influencia o Centro-Oeste e a maioria das áreas da Região tem mais um dia com sol forte, poucas nuvens e sem condições para chuva. O dia é com tempo seco e sol em todas as capitais do Centro-Oeste.

Algumas pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia e no norte deste estado.

Região Nordeste

Áreas de instabilidade atuam sobre o Nordeste e provocam muita nebulosidade e chuva sobre quase toda a Região. Mesmo assim, períodos com sol ocorrem no litoral e interior de todos os estados. Só não deve chover no oeste e sudoeste da Bahia.

Atenção para chuva moderada a forte e com risco de raios no Maranhão, no litoral da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe. A chuva é moderada no agreste da Paraíba e de Pernambuco, no leste do Rio Grande do Norte, no litoral da Bahia e no interior do Ceará. O litoral do Ceará e o norte do Piauí podem ter chuva com raios. Períodos com sol e pancadas de chuva nas demais áreas do Nordeste, mas que não devem causar transtornos.

Região Norte

Áreas de instabilidade atuam sobre toda a Região Norte e nuvens carregadas ainda crescem sobre todos os estados. Apenas o norte do estado de Roraima tem um dia com predomínio de sol e sem chuva. Nos demais estados, as pancadas de chuva ocorrem várias vezes durante o dia e também à noite. Há risco de chuva forte. 

Fonte: ClimaTempo