Áreas de instabilidade continuam se formando sobre o Sul do Brasil, espalhando nuvens carregadas sobre os três estados da Região, que provocam muita chuva. A madrugada desta quinta-feira (04) foi de muita chuva no leste e nordeste de Santa Catarina. Esta instabilidade se afasta para o mar, mas outras nuvens carregadas crescem sobre o Sul no decorrer do dia.
Um sistema de alta pressão atmosférica gera uma massa de ar seco sobre muitas áreas do Centro-Oeste e do Sudeste inibindo o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva. É possível perceber nas imagens de satélite a falta de nebulosidade numa grande área que abrange o centro-leste de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e praticamente toda a Região o Sudeste.
Áreas de instabilidade provocam muita nebulosidade e chuva sobre os estados do Norte e do Nordeste do Brasil. A Zona de Convergência Intertropical continua ativa na costa norte do Brasil e ajuda a aumentar a chuva entre o Rio Grande do Norte e o Amapá.
Previsão do tempo
Sudeste e grande parte do Centro-Oeste com poucas nuvens em 4/5/23
Região Sul
Tempo segue muito instável em praticamente toda a Região Sul do Brasil. Apenas o norte do Paraná fica sem chuva e o sol aparece o dia todo. O restante da Região Sul tem muitas nuvens e chuva a qualquer hora no decorrer do dia. As regiões mais chuvosas devem ser o oeste e o sul do Paraná, o oeste, centro e sul de Santa Catarina, o centro, norte e oeste do Rio Grande do Sul. No sul e na faixa de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai o sol pode aparecer um pouco. No Vale do Itajaí e em Florianópolis volta a chover principalmente à tarde e à noite. Já no centro, leste e noroeste do Paraná, o sol aparece e também ocorrem pancadas de chuva.
Região Sudeste
Uma massa de ar seco ganha força sobre a Região Sudeste diminuindo a umidade no ar e a quantidade de nuvens. O sol brilha forte em toda a Região e só tem previsão de chuva passageira no litoral do Espírito Santo.
Temperaturas próximas e um pouco abaixo dos 10°C ao amanhecer devem ser observadas no Sul de Minas e até na serra da Mantiqueira, em São Paulo.
Região Centro-Oeste
Uma massa de ar seco influencia grande parte do Centro-Oeste. Este sistema deixa o tempo firme, com sol forte e sem condições para chuva no Distrito Federal, em Goiás, no centro, leste e sudeste de Mato Grosso, no leste e nordeste de Mato Grosso do Sul. Tempo seco e sol nas capitais Goiânia e Brasília.
A fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai tem muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Nas demais áreas do Centro-Oeste, incluindo a região de Campo Grande e de Cuiabá, o sol aparece forte, mas tem previsão de pancadas de chuva à tarde e em parte da noite.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade provocam muita nebulosidade e chuva sobre quase todo o Nordeste do Brasil. Só não deve chover no sudoeste da Bahia.
Atenção para chuva moderada a forte no Maranhão, no litoral de Pernambuco, da Paraíba e de Bahia e em Sergipe. A chuva é moderada em Alagoas, no agreste da Paraíba e de Pernambuco e no Rio Grande do Norte. Períodos com sol e pancadas de chuva no Ceará, em Piauí, no sertão pernambucano e no centro, oeste e norte da Bahia, mas que não devem causar transtornos.
Região Norte
Áreas de instabilidade atuam sobre toda a Região Norte e deixam nuvens carregadas sobre todos os estados. Apenas o norte do estado de Roraima tem poucas pancadas de chuva no decorrer do dia. Nos demais estados, as pancadas de chuva podem ocorrer várias vezes durante o dia e também à noite. Há risco de chuva forte.
Fonte: ClimaTempo