Clima

Frente fria avança sobre o Sul e Sudeste do Brasil

O Rio Grande do Sul já está sob a influência da frente fria, com aumento de nebulosidade e possibilidade de chuva ao longo do dia.

Com a chegada da frente fria, a Região Sul do Brasil deve enfrentar condições climáticas instáveis nesta quarta-feira (12). O Rio Grande do Sul já está sob a influência da frente fria, com aumento de nebulosidade e possibilidade de chuva ao longo do dia. O sol aparece com força, mas ainda assim o tempo permanece quente. Já em Santa Catarina e no Paraná, o tempo fica firme e faz calor.

A frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e deve atingir a costa de São Paulo na quinta-feira (13), aumentando a nebulosidade e as condições para chuva. O ar quente e úmido continua predominando sobre o país, favorecendo o crescimento de nuvens carregadas no Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste.

Novo sistema frontal traz chuva para o Rio Grande do Sul

Uma nova frente fria aumenta a nebulosidade e as condições para chuva no Sul do país. No Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite em quase todo o estado, com exceção do norte gaúcho, de Santa Catarina e do Paraná, que ficarão com tempo firme o dia todo. Contudo, nas áreas onde ocorrer chuva, o calor permanecerá presente.

Chuva aumenta em Santa Catarina e no Paraná

Na quinta, uma área de baixa pressão localizada sobre o Paraguai e a Argentina, influência no aumento da chuva nos estados sulistas. Todavia, o tempo continua aberto e sem chuva apenas no leste do Paraná e no centro-norte de Santa Catarina. Em Florianópolis (SC), no oeste catarinense e do Paraná, e também no norte gaúcho e na região serrana, há previsão de pancadas de chuva com até forte intensidade no período da tarde. Há risco de raios.

No restante das áreas do Rio Grande do Sul, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, o dia será de sol entre nuvens, variando entre períodos de chuva, com os maiores volumes esperados para o oeste e região da Campanha gaúcha.

Ar úmido e quente volta a se espalhar

O ar úmido e quente que vem do centro-norte do Brasil volta a se espalhar pelo sudeste, facilitando a ocorrência de pancadas de chuva em toda a Região. No entanto, o sul/sudoeste de São Paulo e o Rio de Janeiro (exceto no sul do estado) permanecerão sem chuva, com sol predominando.

Em áreas como o sul e oeste do Espírito Santo, o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha, o dia será com muitas nuvens, mas sem chuva. Já no leste de São Paulo, há possibilidade de chuva passageira, enquanto nas demais áreas paulistas e em praticamente todo o estado de Minas Gerais ocorrerão pancadas de chuva e raios, principalmente à tarde e à noite.

Instabilidade cresce sobre a região Centro-Oeste

O ar úmido e quente continuará predominando no Centro-Oeste e áreas de instabilidade crescerão sobre a Região. Assim, todo o Centro-Oeste terá um dia abafado, com períodos de sol e várias pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. A divisa entre Goiás e Minas Gerais poderá ter chuva forte a qualquer hora.

Áreas de instabilidade se formam no litoral sul da Bahia

Áreas de instabilidade se formam no litoral sul da Bahia, após a passagem de uma frente fria, podendo chover com moderada a forte intensidade na região de Vitória da Conquista, Ilhéus e Porto Seguro. No Maranhão, Piauí e Ceará, o tempo segue instável, com pancadas de chuva frequentes e possibilidade de chuva forte em muitas áreas.

Já no oeste e sudoeste da Bahia, ocorrerão pancadas de chuva com raios e períodos de sol. Na faixa litorânea entre Salvador e Natal, a terça-feira será com sol e algumas pancadas de chuva. O interior do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas, de Sergipe e o centro-norte da Bahia permanecerão com sol predominando.

Com informações da ClimaTempo.