A guerra no Leste Europeu acentua o cenário de incertezas acerca da oferta global de milho no 2º semestre; haja vista que a Ucrânia é um grande produtor do grão, destaca o mais recente relatório Céleres/Abramilho.
Em 2020/21, Ucrânia e Rússia foram a terceira e a quinta maiores exportadoras do cereal no mundo. Dessa forma, o atual cenário gera dificuldades de planejamento e acesso à insumos, a proximidade dos trabalhos de plantio, as políticas de restrição à exportação e os obstáculos para comercialização do cereal aumentam a incerteza sobre a oferta global no 2º semestre e geram volatilidade nos preços globais.
Por outro lado, além da volatilidade nos preços, o conflito pode abrir oportunidades para o aumento dos embarques brasileiros do grão no decorrer do ano.
Safra 2021/22
O relatório estima que o plantio do milho inverno já está indo a todo vapor, chegando a 97% no Centro-Sul do Brasil, e o desenvolvimento vegetativo na casa dos 84% na região. Até então, o plantio dentro da janela ideal e as condições climáticas favoráveis devem suportar as expectativas de alto rendimento nas lavouras de inverno.