O lançamento do Sistema Provisia™ foi o grande destaque da BASF na 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. Planejado para ser utilizado em rotação com o Sistema Clearfield® e com outras culturas, a tecnologia almeja a sustentabilidade e longevidade do produtor. Conforme o diretor de Negócios do Sul da BASF, Cássio Luiz Kirchner, a empresa busca apresentar “as vantagens e o valor agregado de todo esse pacote tecnológico”, que será oferecido a partir da safra de 2022/23.
“A gente vê um desenvolvimento, um crescimento muito forte na metade sul [do Rio Grande do Sul] do maior aproveitamento dos recursos que esta região tem, que é a água, o solo plano e o agricultor que tem um forte conhecimento da cultura do arroz. O desenvolvimento praticamente se deu em função da necessidade de uma rotação de culturas, e dentro dessa rotação de culturas, entrou a soja, que favorece muito a cultura do arroz em sucessão, que é o chamado ping-pong. O que nós estamos propondo é uma evolução do ping-pong para o agricultor, que se incrementou fortemente nos últimos cinco anos com a cultura da soja”, explica o especialista.
O clima da região é considerado fantástico e Kirchner destaca o potencial apresentado. “Nós acreditamos que a área de soja pode aumentar na metade sul algo em torno de 1 milhão de hectares e isso vai estar combinado com arroz e com a pecuária”, ressalta Cássio.
Sistema Provisia™
O Sistema Provisia™ envolve:
- Adoção dos novos Híbridos de Arroz Provisia™;
- Utilização do novo herbicida Provisia® 50 EC;
- Integração dos sistemas de produção: Clearfield® e Provisia™;
- Rotação de culturas e adoção de boas práticas de manejo.
Patrocínio: BASF