Milho

Colheita adiantada da soja no Paraná chega a 15%

A soja já está com cerca de 15% da área colhida no Paraná. A estimativa equivale a 845,2 mil hectares, número bem superior ao observado no mesmo período do ano passado, quando chegava a 65 mil hectares (1%). A atualização foi realizada nesta semana pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 4 a 10 de fevereiro.

A colheita da primeira safra de milho também está adiantada. Nesta segunda semana de fevereiro, ela atingiu cerca de 20% dos 437 mil hectares estimados. No ano passado, esse índice foi atingido ao longo de todo o mês. Já o plantio da segunda safra está dentro do esperado para o período, chegando a 20%.

Sobre o trigo, o documento do Deral destaca que seus derivados contribuíram para o aumento do IPCA em janeiro. Enquanto o índice geral teve alta de 0,54% nos preços, os produtos à base de trigo subiram 1,39%. O repasse ao consumidor era esperado, mas ainda está aquém. As farinhas, de acordo com o Deral, acumularam aumento de 16% nos últimos 12 meses, enquanto o pão francês teve reajuste de 7%.

Para a mandioca, as chuvas também são benéficas, facilitando os trabalhos de colheita. Mas nas indústrias de fécula e de farinha a oferta de matéria-prima ainda é baixa. A safra 2021/22 deve oferecer aproximadamente 2,9 milhões de toneladas (3% a menos que no ciclo anterior) em 131 mil hectares.

Fonte: Seab