Os três estados do Sul do Brasil podem ter eventos de chuva forte nos próximos dias. A passagem de uma frente fria pelo litoral da Região, a infiltração de umidade marítima e a proximidade com áreas baixa pressão atmosférica vão causar muitas áreas de instabilidade pelo menos até o domingo, 26 de março.
Um sistema de baixa pressão se desloca pela costa da Região Sul e se aproxima de Santa Catarina. A previsão é de que a maior parte do Sul do país tenha uma sexta-feira (24) marcada por bastante instabilidade.
Santa Catarina
Há previsão de temporais localizados no sul catarinense, em algumas áreas da Grande Florianópolis e nas regiões do Planalto Norte e Serrano durante a sexta-feira (24). Não é esperado que os volumes de chuva ultrapassem os 100mm, mas ainda assim, algumas pancadas de chuva poderão ser fortes, podendo ocorrer em todas as regiões do estado.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, a maioria das áreas terá predomínio de sol, com pancadas de chuva moderadas a fortes ocorrendo a partir da tarde. A exceção fica no litoral, que mesmo com a incidência dos ventos constantes, não tem possibilidade de temporais nesta sexta (24). A Campanha Gaúcha segue com tempo firme, sem chance de chuva.
Paraná
No Paraná, também há condições para que ocorram pancadas de chuva por várias áreas no decorrer da sexta (24), mas de forma bem isolada e passageira. Em Curitiba, a chance de chuva mais expressiva é maior. Além disso, núcleos de nuvens carregadas devem crescer sobre o sul paranaense deixando a região em situação de alerta para temporais e raios.
Chuva aumenta no fim de semana
A tendência é de que a chuva mais forte e volumosa se concentre pelo oeste e o sul do Rio Grande do Sul no sábado (25), com a chegada de uma nova frente fria e o intenso calor. Em Porto Alegre, a temperatura na tarde do domingo poderá chegar aos 33°C.
Paraná e Santa Catarina terão bastante sol e calor no sábado, mas com previsão de pancadas de chuva a partir da tarde no centro-leste paranaense e em Santa Catarina, exceto no oeste deste estado.
No domingo, com o deslocamento da frente fria pelo oceano, calor e a proximidade com áreas de baixa pressão atmosférica, as áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul do Brasil. A frequência das pancadas de chuva aumenta e devem ocorrer várias vezes ao longo do dia em praticamente toda a Região. Só não deve chover na região de fronteira com o Uruguai entre Uruguaiana e a Campanha.
O domingo (26) será com risco de chuva forte nos três estados da Região Sul, incluindo as capitais.
Mais de 100 mm em menos de 24h no litoral catarinense
A combinação de forte infiltração de umidade causada por ventos marítimos persistentes e a tendência da circulação de ventos ciclônica em níveis médios da atmosfera, causaram a formação de grande quantidade de nuvens carregadas sobre o litoral norte catarinense.
Grandes volumes de chuva, com mais de 100 mm acumulados em menos de 24 horas, foram observados em vários locais do litoral de Santa Catarina.
Em 24 horas (das 9h do dia 22 às 9h do dia 23), os acumulados de precipitação chegaram a 165,5 mm em Itajaí e a 185,2 mm em Itapema. Deste total observado, apenas na madrugada de quinta (23), entre às 3h e às 9h, Itajaí registrou 116,4mm e Itapema 106,1mm, acusando a ocorrência de chuva extrema na região.
Além destas localidades, o Epagri/Ciram registrou mais de 100 mm nos municípios de Luiz Alves (Litoral Norte), com 166,4 mm, Timbé do Sulb (Litoral Sul), com 145,2 mm e em Tijucas (Grande Florianópolis), com 152 mm .
Fonte: ClimaTempo