A noite do primeiro dia da 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, na Estação Experimental da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), foi de homenagens e emoção. Foi entregue a Pá do Arroz, distinção concedida pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), às pessoas que contribuíram com o setor orizícola no último período.
Em sua fala, o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, agradeceu aos homenageados pelo apoio e trabalho com o setor. “A Federarroz tem esta obrigação de reconhecer estas pessoas que fazem a diferença. Pessoas que realmente se dedicam ao setor. Pessoas que nos auxiliam para levar adiante questões complexas muitas vezes”, observa.
Foram homenageados Ricardo Losekann e o prefeito de Capão do Leão Vilmar Motta Schmitt como “Amigo da Lavoura”; Ladislau Horner Silveira como “Produtor Destaque”; Luis Antonio de Leon Valente – “Homenagem Especial”; José Fernando Piva Lobato foi agraciado na categoria “Técnico Federal”; Wilson José Mateo Dornelles – “Placa Reconhecimento”; Danilo Sant’Anna – “Destaque Integração Lavoura Pecuária”; Paulo Régis Ferreira da Silva – “Destaque Técnico”; Sergio Augusto Giuliani Filho – “Lavoura Nota 10; Clarissa Rohde Lopes Peixoto, diretora da Federarroz, – “Produtora Destaque”, e Angela Azevedo Velho, “Amiga da Lavoura”. Também foi feita uma homenagem póstuma para Walter Arns.
A 33º Abertura Oficial da Colheita de Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federarroz, com a correalização da Embrapa e Senar/RS e patrocínio Premium do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Irga.