Com expectativa de um público de 10 mil pessoas, inicia hoje (14) uma das feiras mais importantes da cadeia orizícola, a 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento é “voltado para trazer aos produtores as ferramentas necessárias para que a gente possa enfrentar essa complexidade que é o mercado do arroz e demais grãos”, ressalta o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho.
Com o tema “Arrozeiros como produtores multissafras”, o evento conta com mais de 130 expositores, sendo 34 nas vitrines tecnológicas. Para o presidente da Federarroz, a rotação de culturas auxilia o setor orizícola na busca da viabilidade econômica dos negócios. “A situação é preocupante, mas ela ainda depende da finalização do ciclo do arroz. Grande parte da lavoura está na fase reprodutiva, e essa fase preocupa muito, principalmente em algumas regiões como a fronteira oeste e a região central do Rio Grande do Sul, onde a situação está mais crítica”, explica Velho.
Projeção
A área semeada de arroz irrigado nessa safra 2020/23 fechou em quase 840 mil hectares, uma queda de 12%, comparado com a safra anterior (957 mil hectares). Todas as regiões do estado diminuíram o plantio do grão, com destaque para a zona sul do Estado que chegou a quase 15% de redução, de acordo com o levantamento do Instituto Riograndense do Arroz (Irga).
Época ideal de semeadura (Safra2022/23)
Para a soja, a área atingiu quase 506 mil hectares em terras baixas, uma alta de 19% na comparação com a área cultivada na safra 2021/22 (426 mil hectares). Só na zona sul do Estado o aumento da área semeada foi de 35% e na fronteira oeste a alta foi de 29%. Contudo, na região a campanha houve uma leve redução de -3,41% na área.
Outro destaque nesta safra é o aumento do cultivo do milho irrigado em terras baixas. “Já temos uma área de quase 13 mil hectares. Isso nos surpreendeu e evidencia a importância da rotação de culturas como um meio de tornar o cultivo multigrãos e multisafras ainda mais rentável”, informa o presidente do Irga, Rodrigo Warlet Machado.
A Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), sediará o evento pelo quinto ano consecutivo, entre os dias 14 e 16 de fevereiro.