Economia

Exportações de carne cresceram cerca de 13% pelo Porto de Paranaguá em 2022

Os principais destinos do frango foram China, Emirados Árabes e África do Sul. A carne bovina foi principalmente para China, Filipinas e Egito.

Em 2022, as exportações de carne de frango, bovina e suína totalizaram 2.970.105 toneladas embarcadas pelo terminal paranaense, contra 2.620.876 toneladas em 2021. Ou seja, houve crescimento de aproximadamente 13% nas exportações de carnes pelo Porto de Paranaguá.

O aumento registrado nas cargas de peixe foi ainda maior, passando de 2.085 toneladas em 2021 para 4.720 toneladas no ano passado, ou seja, alta de 126%.

Volumes

O maior volume dos embarques foi nas cargas de frango, sendo exportadas 2.378.360 toneladas da carne em 2022. No ano anterior, o número foi de 2.276.168 toneladas, um crescimento de cerca de 4,5%.

As exportações da carne bovina subiram 113%. Em 2021, 221.442 toneladas foram embarcadas pelo Porto de Paranaguá. No ano passado, o volume somou 471.943 toneladas. E para a carne suína, foram 119.802 toneladas exportadas em 2022, e 123.266 toneladas em 2021, uma queda de 2,8%.

Destinos

Os principais destinos do frango foram China, Emirados Árabes e África do Sul. A carne bovina foi principalmente para China, Filipinas e Egito. A carne suína foi exportada em maiores volumes para Hong Kong, Vietnã e Cingapura. O peixe tem os Estados Unidos como grande destino.

Estrutura

“O Porto de Paranaguá é a principal saída do frango brasileiro para o mercado internacional. […] Muito se deve ao fato de sermos estratégicos para o principal produtor da carne de aves, que é o Estado do Paraná”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

No entanto, Garcia aponta que é a eficiência do terminal de contêineres e a qualidade da infraestrutura portuária do Estado que fazem com que os exportadores da carga sigam operando pelo porto paranaense. “O segundo principal exportador de frango do País é o Porto de Itajaí, em Santa Catarina. Se não oferecêssemos mais vantagens operacionais ao segmento, a carga certamente migraria. Afinal, a distância é pequena”, completa.

Ferrovia

Além disso, esse é o único terminal do segmento, na região Sul, com operação ferroviária dentro de zona primária. “E a ferrovia atende muito os exportadores de frango, principalmente da região Oeste do Estado”, afirma Garcia.

A movimentação de contêiner pelos trilhos também aumentou no ano passado. Em 2021, a proporção era de 91% de transporte rodoviário para 9% ferroviário. No ano passado, passou para 86% pela rodovia e 14% pela ferrovia.

Fonte: Deral