A Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira (16) o Projeto de Lei 2148/15, que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A sessão de votação, que estava marcada para as 13h55, está em andamento.
O PL estabelece parâmetros para o funcionamento de um mercado de carbono no Brasil. Ele prevê a emissão de títulos representativos da emissão de gases do efeito estufa e de sua captação da atmosfera ou redução.
De acordo com o parecer preliminar da relatora, deputada Carla Zambelli (PSL-SP), haverá um mercado regulado de carbono com um sistema obrigatório de comércio dos direitos de emissões desses gases. Esse mercado será regulado pelo Sistema Brasileiro de Comércio de Direitos de Emissões (SBDE).
O regime será compulsório, mas ficam de fora dele as atividades agropecuárias, florestais ou empreendimentos relacionados ao uso alternativo do solo quando desenvolvidas no interior de propriedades rurais. As exceções são as áreas de propriedade de empresa vinculada à atividade industrial ou à produção de energia (como biomassa, por exemplo) regulados pelo SBDE.
Além disso, o regime também não será obrigatório para micro e pequenas empresas e para setores regulados por outras políticas de precificação de emissões de gases do efeito estufa.
A regulamentação do SBDE caberá ao Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima e Crescimento Verde. O órgão terá dois anos para regulamentar a partir da aprovação, pelo Congresso Nacional, das regras, modalidades e procedimentos dos instrumentos de mercado ajustados no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Fonte: Agência Câmara de Notícias