O Programa Sementes Forrageiras, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande do Sul, contabilizou 10.883 agricultores interessados na edição 2022/2023, em 73 municípios. O prazo foi aberto em 23 de novembro e encerrou nesta segunda-feira (05).
Os recursos serão operacionalizados por meio de financiamento subsidiado, com bônus adimplência de 30% do valor total da operação e vencimento do contrato em fevereiro de 2024, conforme regras do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Produtores Rurais (Feaper).
Após a manifestação de interesse, os próximos passos do Programa são a autorização para a elaboração dos projetos, a elaboração dos projetos e o encaminhamento da documentação, a análise das áreas técnica e jurídica da Secretaria e a contratação pelo Badesul. “Cumprindo esse cronograma, teremos a viabilidade para que em fevereiro, março e abril as entidades possam fazer a aquisição das sementes para entrega aos produtores dentro desse período, que é o ideal para a implantação das pastagens destinadas à alimentação, principalmente do rebanho leiteiro no Estado”, destaca o chefe de divisão de Sistemas Produtivos da Seapdr, Jonas Wesz.
Criado em 2011, o Programa Sementes Forrageiras tem por objetivo fomentar a aquisição de sementes para pastagens de inverno e verão. Entre as espécies que podem ser adquiridas estão o azevém, as aveias preta e branca, o trigo duplo propósito, a ervilhaca e o capim-sudão.
Fonte: Seapdr