Clima

Dia de calor intenso e risco de temporais no RS

O sol aparece em todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (08) e garante mais um dia escaldante de Norte a Sul do Estado. No turno da manhã o tempo fica aberto e ensolarado com elevação rápida da temperatura. Por outro lado, no decorrer do dia nuvens aparecem em todas as regiões à medida que o aquecimento intenso forma nebulosidade. Já faz calor desde de manhã e a tarde será tórrida. Modelos projetam que a partir das 9h a temperatura começa a passar de 30°C em muitas cidades.

Em razão disso, áreas isoladas de instabilidade trazem chuva localmente forte e risco de temporais localizados de vento e granizo, especialmente nas Metades Oeste e Sul da tarde para a noite. A tendência é de pancadas de chuva de curta duração com características típicas de verão. A chuva, dessa forma, não terá abrangência para aliviar o calor, aliás pelo contrário, irá acentuar a sensação de abafamento e desconforto.

A massa de ar quente atua com grande intensidade e traz máximas acima de 35ºC na maior parte das cidades gaúchas, podendo passar de 40ºC em alguns pontos. A expectativa é de as maiores marcas de temperatura se concentrarem na fronteira com a Argentina.

Semana

No sábado (10), a temperatura diminui e a propagação de uma frente fria no oceano manterá maior variação de nuvens e pancadas isoladas de chuva na maioria das regiões. No domingo (11), o ingresso de ar quente favorecerá o retorno do calor, com o tempo seco na maioria das regiões. Somente nos setores Leste e Nordeste deverão ser registradas chuvas isoladas.

Na segunda (12) e terça-feira (13), o deslocamento de uma frente fria vai provocar chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados. Na quarta (14), o ingresso de ar seco vai garantir o tempo firme, com temperaturas amenas em todas as regiões.

Os volumes previstos deverão oscilar entre 15 e 20 mm na maioria das regiões. Na Fronteira Oeste e na Zona Sul, os totais oscilarão entre 35 e 50 mm, podendo superar 60 mm em algumas localidades do Litoral Sul.

Fonte: MetSul e Seapdr