A Corteva anunciou hoje (30) a assinatura de contrato definitivo para aquisição da norte-americana Stoller, uma das maiores empresas independentes de biológicos da indústria. O objetivo da aquisição é expandir e acelerar o segmento de biológicos na Corteva, que pretende se tornar uma das maiores players desse mercado.
De acordo com o comunicado, a Stoller conta com operações e vendas em mais de 60 países e tem receita prevista para 2022 de mais de $400 milhões de dólares. O preço de compra da Stoller de $1,2 bilhão em cash representa um múltiplo de valor empresarial de aproximadamente 12x com base no EBITDA ajustado esperado da Stoller para 2022 numa base autônoma.
“Biológicos fornecem aos agricultores ferramentas vantajosas e sustentáveis que complementam as tecnologias de proteção de cultivos e, coletivamente, atuam para endereçar os desafios globais em torno da segurança alimentar e da mudança climática. A Stoller representa um líder na indústria de Biológicos dada sua presença comercial e seu potencial de expansão de mercado, ao mesmo tempo em que proporciona um crescimento atraente e boas margens operacionais”, disse Chuck Magro, CEO.
A expectativa é que o mercado de biológicos cresça na faixa alta de um dígito ao ano até 2035, representando aproximadamente 25% do mercado global de proteção de cultivos até 2035.
“Nos mais de 50 anos de história da Stoller, temos ajudado com sucesso agricultores de todo o mundo a aumentar sua produtividade e melhorar sua sustentabilidade”. Estamos orgulhosos de unir forças com a Corteva por compartilharmos a visão de ajudar os agricultores a ter sucesso no cultivo de alimentos nutritivos que o mundo tanto precisa”, disse Guillermo de la Borda, CEO da Stoller.
A Stoller é a segunda aquisição na área de biológicos da Corteva neste ano, que anunciou recentemente a assinatura de um acordo definitivo para adquirir a Symborg, especialista em tecnologias microbiológicas com sede em Múrcia (Espanha). A Corteva reunirá as forças comerciais e técnicas complementares da Stoller e Symborg como parte de sua estratégia de biológicos.
O fechamento do negócio deverá acontecer no primeiro semestre de 2023, após as aprovações regulamentares e o cumprimento das condições habituais de fechamento. A Corteva afirma esperar que os resultados da Stoller venham se somar aos resultados do EBITDA Operacional e o LPA (lucro por ação) Operacional para 2023.
Fonte: Divulgação