Agronegócio

Pesquisa aponta que 7 em cada 10 brasileiros tem uma visão positiva sobre o agro

Quanto maior a distância do indivíduo da propriedade rural, maior é a propensão de criticar o setor.

O agronegócio brasileiro é um dos pilares da economia brasileira, sendo produtivo e rentável há muito tempo. Contudo, diariamente vemos posts atacando o setor ou até divulgando informações falsas ou fora de contexto. Por isso é necessário melhorar a comunicação do setor e entender o que as pessoas pensam realmente sobre o agro. Nesse sentido, uma pesquisa realizada por 40 associações brasileiras verificou que a cada 10 brasileiros, 7 tem uma atitude positiva em relação ao agronegócio. Sendo o segundo setor mais admirado pelo brasileiro, perdendo apenas para a saúde.

Apesar disso, o restante da população que cultiva uma atitude neutra ou negativa sobre o agro, são na grande maioria representados por jovens de 15 a 29 anos, o que preocupa líderes do setor. “Se nós não fizermos um trabalho agora de conquista desse grupo, daqui a 10 anos nós vamos ter líderes e consumidores que poderão ser boicotadores do agro”, alerta o presidente da presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), Ricardo Nicodemos.

A foto mostra uma mulher e duas crianças
Quanto maior a distância do indivíduo da propriedade rural, maior é a propensão de criticar o setor | Foto: Pixabay/Divulgação

Comunicação

O público do agronegócio tem vários perfis, por isso, saber fazer uma comunicação que atenda esses diferentes públicos de forma clara é de grande importância. “Vamos efetivamente começar um grande projeto de comunicação, que chamamos de Projeto Marca Agro do Brasil”, frisa Nicodemos.

Nesse sentido, é preciso despertar empatia e estabelecer uma relação de confiança, desse modo o projeto é contínuo “e abrigará diversos projetos e campanhas para levar conhecimento à população em especial àqueles 30% que tem uma tendência a se manterem neutros ou boicotar” ressalta.

A comunicação deve levar em consideração os atributos com maior probabilidade de gerar percepção e atitudes positivas em relação ao Agronegócio. “Quanto maior a distância do indivíduo da propriedade rural, maior é a propensão de criticar o setor, então precisamos conquistar essas pessoas, o que não acontece do dia para a noite. Por isso ter paciência e persistência é essencial”, salienta Nicodemos.

Portanto, é preciso ter consistência nos conteúdos divulgados sobre o setor, sempre com embasamento científico. Essas informações, serão veiculadas aos poucos em todos os tipos de redes e veículos de comunicação, mantendo uma sequência de mensagens. A frequência com que a população vai tendo contato com o projeto também é importante. “Além dos meios comuns de veiculação, como palestras e outdoors, o projeto estar presente no dia-a-dia das pessoas. Por exemplo, colocar a mensagem na bolachinha de papelão que as pessoas apoiam o copo de chopp, no intuito de informar do que é feito o produto”, explica.

Meio ambiente

O agro avançou ao longo dos anos com as práticas de sustentabilidade. Outra pesquisa, realizada a cada 4 anos pela ABMRA sobre os hábitos dos produtores rurais, feita com 3048 propriedades no país aponta que 87% dos produtores se preocupam com o meio ambiente. E outros 76% já realizam práticas de preservação ambiental.

Portanto, as pesquisas mostram que é mito que o produtor rural não se importa com a sustentabilidade. Também é mito que a grande maioria da população urbana não valoriza o agro.