A presença da alta umidade vinda do oceano, atrelada a circulação de um vórtice ciclônico nos níveis altos e médios da atmosfera, contribui para o aumento de áreas de instabilidade na costa leste da Região Sul e para a formação de nuvens carregadas.
Esta mudança no padrão dos ventos favorece o transporte de nuvens de tempestade sobre parte do litoral sul de Santa Catarina e do litoral norte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (08). Chove forte nas demais áreas do leste catarinense e na região serrana do estado gaúcho.
Na maioria das áreas do interior da Região Sul, o sol continua a predominar, sem chance de chuva. As temperaturas ainda são baixas no período da manhã.
Na quarta-feira (09), a presença de uma área de baixa pressão atmosférica próxima ao litoral sul do país, ainda poderá causar chuva fraca no litoral sul catarinense, no litoral norte gaúcho na Grande Porto Alegre e em áreas das serras gaúcha e catarinense. Mas o restante da Região Sul tem predomínio de sol e a temperatura segue em elevação.
Na quinta-feira (10), o tempo continua firme na maior parte dos estados. No interior do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e no oeste do Paraná, novas áreas de instabilidade começam a se formar e pancadas de chuva são esperadas a partir da tarde.