A semana que começa hoje (07) será mais quente do a que passou no Sul do Brasil, com tardes registrando temperaturas próximas ao normal para esta época do ano. Ainda assim, a semana deverá registrar mínimas abaixo da média histórica durante as noites.
No final da semana, ar mais quente cobre o Rio Grande do Sul e traz uma elevação maior tanto das mínimas como das máximas, encerrando o longo e atípico período de temperatura muito abaixo a abaixo da média dos primeiros dez dias de novembro. As máximas, então, vão ficar perto ou acima de 30ºC em diversas localidades gaúchas. A exceção é o Noroeste gaúcho, que terá máximas ao redor dos 30ºC desde o começo desta semana.
Na maior parte do Rio Grande do Sul, a semana que começa terá o predomínio do sol e baixa frequência de chuva. O cenário, entretanto, não é válido para todas as regiões. Áreas mais a Leste e Nordeste do território gaúcho, o que inclui a Grande Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte, devem ter sol, nuvens e pancadas de chuva localizadas e passageira de hoje até quarta-feira (09).
Pontos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul devem ter, inclusive, pancadas de chuva fortes a torrenciais com elevados volumes localizados entre hoje e amanhã (08). Na costa, assim como se deu no domingo no litoral catarinense, não se afasta até a possibilidade de trombas d´água, tornados sobre água, junto ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (11), haverá aumento de nebulosidade e chove na maior parte dos municípios ao menos em parte do dia. A instabilidade será maior no Oeste, Centro e na Metade Norte gaúcha. O tempo melhora no sábado, mas no final do dia a chuva começará a retornar pelo Oeste. Em Porto Alegre e região, sol e nuvens com chuva passageira e isolada, ocasionalmente com pancadas fortes de curta duração, entre hoje e quarta. Na quinta-feira (10), o sol predomina na capital gaúcha. Na sexta, o sol aparece com aumento de nuvens e não se descarta chuva. Já no sábado (12), o sol predomina em Porto Alegre com maior aquecimento.
Fonte: MetSul