As chuvas reduziram de intensidade e o plantio de soja está praticamente normalizado e dentro do planejamento dos produtores paranaense. A retomada renova a expectativa de que a safra da oleaginosa alcance 21,5 milhões de toneladas, de acordo com Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 28 de outubro a 4 de novembro. O documento é publicado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
Com os últimos sete dias oferecendo clima favorável, os produtores conseguiram plantar mais de 1,3 milhão de hectares, atingindo 67% da área estimada de 5,7 milhões de hectares. No campo, 37% da área está em germinação e 63% na fase de desenvolvimento vegetativo. As condições são boas para 95% das lavouras, com 4%, medianas, e 1%, ruins.
Milho
O plantio da primeira safra de milho também caminha para a reta final. Dos 400 mil hectares previstos, já estão semeados 364 mil hectares, ou 91% da área. As condições gerais da lavoura são boas para 86% da área, enquanto 13% estão em situação mediana e 1%, ruim. A expectativa é de produzir 3,9 milhões de toneladas.
Mandioca
As condições climáticas também foram favoráveis para a mandioca. Os dias ensolarados possibilitaram a retomada dos trabalhos a campo. Até agora, 83% das lavouras foram colhidas, quando o histórico aponta que, neste período, o volume já teria ultrapassado 90%. As chuvas também atrasaram o plantio da nova safra, que está com 95% da área já preenchida.
Confira também
Fonte: Seab