A primavera, que começou na noite desta quinta-feira (22), trouxe geada e neve no amanhecer de hoje (23) no Sul do Brasil. O distrito de Cruzeiro, em São Joaquim, cidade localizada a uma altitude de 1.500 metros no Planalto Sul Catarinense, amanheceu com neve acumulada. A MetSul considera o evento histórico por ocorrer tardiamente e já na primavera.
“A neve foi consequência da interação da instabilidade da circulação de umidade de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul com o ar polar de trajetória continental ingressando pelo Norte da Argentina, o modelo clássico para a ocorrência de neve no Sul do Brasil”, explica. A neve começou a cair ainda ontem, nos primeiros minutos da primavera, que teve início às 22h04, e seguiu durante a madrugada.
Histórico
Ocorrências de neve em plena primavera não são inéditas, mas são pouco comuns na estatística histórica. O meteorologista da MetSul Luiz Fernando Nachtigall destaca que a lista de eventos de neve na primavera é maior que a conhecida porque, pela ausência no passado de equipamentos de documentação visual como celulares, muitos episódios acabaram não entrando na estatística. “As condições para a neve agora cessam com a chegada de ar mais seco de alta pressão, então nevar agora de novo, salvo uma monumental surpresa, apenas em 2023”, observou. “Vamos ter agora é muita geada na região no amanhecer do sábado”, prevê.
Geada e Previsão
Diversas regiões registraram geada na manhã de hoje, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Amanhã (24), a geada ocorrerá de forma ainda mais ampla nos três estados do Sul, sendo de intensidade moderada nas áreas serranas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
As temperaturas mínimas devem variar entre 0°C e 4°C nas regiões serranas, podendo ficar negativas no sábado. Já no domingo (25), a massa de ar frio começa a perder força e as temperaturas voltam a subir gradativamente.
Confira também