A frente fria avança para o Sudeste do país, nesta quarta-feira (14). Com muitas instabilidades atuando pelo estado de São Paulo, inclusive na capital, o tempo fica mais fechado com previsão de chuva e temperatura baixa. Há expectativa do aumento da chuva, não se descartando a possibilidade de transtornos relacionados, como alagamentos, na capital.
Em Belo Horizonte a quarta ainda vai ser quente e seca, mas há previsão do retorno da chuva na capital mineira entre sexta e sábado. No sul do Brasil ainda tem chuva, com possibilidade de chuva forte.
No Mato Grosso do Sul, as chuvas se espalham um pouco mais e podem ser mais forte por mais áreas do estado. A parte oeste de Mato Grosso, pegando o Pantanal, é uma área que também está propícia a ter pancadas de chuva com forte intensidade. O vento vai mudar para o quadrante sul, então tem um contraste grande com o calor que está fazendo no estado, com isso gera potencial para ter chuva forte. A situação na Região Nordeste está bem mais tranquila, embora tenha umidade entrando pela faixa leste, pelo Maranhão, podem ocorrer algumas chuvas nessas áreas, contudo não há alertas.
Próximos dias
A tendência para o país é do aumento das instabilidades nos próximos dias, no Acre, sul do Amazonas, Rondônia, com expectativa de bastante de chuva nessas áreas nos próximos dias, pode melhorar a situação da ocorrência de fumaça provenientes das queimadas em Rondônia. Entre a quinta e a sexta começa a chover no ES e sábado o tempo fica bem instável por todas as regiões capixabas, podendo ter eventos de chuva forte, especialmente no centro-sul do estado.
Na sexta e no sábado, no Sul do país, o tempo fica mais estável, com possibilidade de geada. Há previsão do retorno da chuva em Belo Horizonte entre sexta e sábado. Em Brasília, há expectativa do retorno da chuva no domingo. Na quinta e sexta, há expectativa de bastante chuva no Rio De Janeiro, vale a atenção, a região serrana no Rio de Janeiro pode receber bastante chuva nos próximos dias.
Fonte: ClimaTempo