Arroz

Câmara Setorial do Arroz é reativada no RS

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e o Instituto Rio Grandense do Arroz decidiram pela reativação da Câmara Setorial do Arroz. A definição ocorreu durante encontro na SEAPDR nesta segunda-feira (8). A primeira reunião será no dia 1º de dezembro, às 14 horas, no auditório da sede administrativa do Irga.

A última reunião da Câmara do Arroz tinha sido em abril de 2020. Com a pandemia da Covid-19, as atividades foram suspensas. A Câmara Setorial do Arroz congrega diversas entidades ligadas à agricultura e à produção do arroz, como a Federarroz, Farsul, Fetag, Fearroz, Sindarroz, entre outras.

As Câmaras Setoriais e Temáticas da SEAPDR se constituem em fóruns de representação e proposição das cadeias produtivas do agro gaúcho. O seu objetivo principal é identificar gargalos do processo produtivo e criar estratégias de ação para a solução dos mesmos; identificar oportunidades para o desenvolvimento das cadeias produtivas; definir, orientar e discutir políticas, estratégias e diretrizes.

Reunião

Encontro na SEAPDR nesta segunda-feira (8) definiu reativação da Câmara | Foto: Evandro Oliveira

Na reunião desta segunda, participaram pela SEAPDR a secretária Silvana Covatti; o diretor do Departamento de Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Rural, Paulo Lipp; e o coordenador-adjunto das Câmaras Setoriais e Temáticas, Valdomiro Haas. Pelo Irga, o presidente Rodrigo Machado e o chefe de gabinete, Volnei Stasiak. Também participou o presidente da Associação dos Arrozeiros de Camaquã, Volzear Longaray Júnior.

“Considero a reativação da Câmara Setorial do Arroz um passo muito importante, já que se trata de um fórum fundamental para discutirmos os problemas relacionados ao setor”, explica o presidente do Irga.

A secretária Silvana justificou que os assuntos relacionados à cadeia do arroz são estratégicos para o Rio Grande do Sul, o maior produtor nacional do grão, e merecem mais este espaço de debate.