Equipes de fiscalização apreenderam dois mil litros de produtos fluidos, sendo 1.400 litros de substâncias proibidas para uso em fertilizantes e 61 litros de agrotóxicos, em Minas Gerais. A ação de fiscalização da produção de fertilizantes foi realizada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Durante a operação, auditores fiscais federais agropecuários fiscalizaram 55 empresas da região de Araxá, Uberaba e Uberlândia. O objetivo da ação foi auditar os processos de produção e os procedimentos de controle de qualidade de fertilizantes minerais, orgânicos e organominerais.
Veja aqui: Contrabando de agrotóxicos cresce com demanda e associação ao crime organizado
Embargos
Ao todo foram coletadas 43 amostras de produtos para análises fiscais, sendo que as amostras de fertilizantes fluidos equivalem a 54 mil litros de produto comercial. Também foram emitidos 27 autos de infração e 12 termos de intimação, sendo que cinco empresas foram embargadas cautelarmente para realização de adequações nas instalações ou comprovação de cumprimento dos procedimentos de controle de qualidade das matérias-primas e produtos acabados.
Participaram da ação 15 auditores fiscais federais agropecuários, com apoio logístico das Unidades Técnicas Regionais e da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Minas Gerais (SFA-MG).
Confira também:
Fonte: Mapa