A 10ª edição do Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar contou com mais 100 inscritos e 33 premiados em 11 categorias. A cerimônia de entrega das medalhas ocorreu no nesta quinta-feira (1º), no Pavilhão da Agricultura Familiar que, nos primeiros cinco dias de Expointer faturou R$ 3,75 milhões. Os dez anos do concurso coincidem com a celebração da primeira década de política pública do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF).
“O PEAF é de extrema importância para legalização destes empreendimentos que aqui estão tanto na questão tributária quanto ambiental e sanitária. Permite a valorização e a agregação de valor aos produtos da agricultura familiar, além de disponibilizar a eles (produtores) estar aqui no Pavilhão da Expointer”, explica a diretora do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (DAFA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Bruna Fogiato.
Da região Sul Estado, de Turuçu, vem a agroindústria mais antiga inscrita no PEAF (desde 2008), a Sabor da Colônia, que está expondo no pavilhão e recebeu medalha em homenagem à trajetória. “Pra nós é um grande reconhecimento do trabalho, mesmo que a gente ainda não tenha premiações no concurso. A gente trouxe produtos à base de pimenta: geleias, molhos, conservas”, se orgulha Vera Tuchtenhagen, 35 anos.
Tricampeões na categoria salame tipo italiano, o casal Andressa e Edgar Fioresi, acompanhados da pequena Cecília, exalta o trabalho familiar da Embutidos Fioresi, de Tupanciretã. “Muito gratificante! Mas esse prêmio não é só nosso. É uma família inteira que trabalha pra esse resultado”, vibra Andressa. O marido dela acrescenta: “Trabalhamos para que o produto seja bom e com qualidade. E sempre queremos melhorar. Agora, a expectativa é de vender mais ainda”, aposta Fioresi.
A categoria doce de leite foi a novidades deste ano. O primeiro lugar foi para a Cooperativa Sul Leite, de Santa Vitória do Palmar, que conta com 27 produtores associados e aposta na produção de alfajores e doce de leite, com características semelhantes aos vizinhos uruguaios.
“É um prêmio merecido para a cooperativa. Há um longo tempo estamos desenvolvendo (estes produtos) até chegar aqui. Este prêmio representa todos os agricultores, todas as famílias da cooperativa Sul Leite”, festeja a gerente comercial Dulce Bueno.
Fazendo uma sucessão familiar, a enóloga Alana Foresti, 27 anos, está exultante com o prêmio recebido pela Vinhos Foresti, de Pinto Bandeira, na categoria vinho tinto de mesa seco. “É a nossa primeira Expointer e ganhar o primeiro lugar já nessa estreia é uma felicidade imensa”, se comove Alana. “Estou sempre em busca do conhecimento. Atualmente, faço mestrado em enologia. Tudo é importante pra agregar valor ao nosso produto”, complementa a enóloga.
A décima edição do Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar é uma promoção da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), EMATER/RS, – UFRGS, Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e BANRISUL. O concurso integra a programação da 24ª Feira da Agricultura Familar e 45ª Expointer.
Pavilhão da Agricultura Familiar
O pavilhão reúne 337 expositores de 166 municípios gaúchos. Além do Rio Grande do Sul, estão presentes agroindústrias de Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro presentes. O pavilhão segue aberto para visitação na Expointer até o próximo domingo (04), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O espaço é organizado pelo Mapa e Seapdr, em parceria com entidades representativas da agricultura familiar: Emater, Fetag/RS, Fetraf Sul e Via Campesina.
Fonte: Expointer