Clima

Quinta-feira com muito sol e frio no centro-sul do Brasil

No Sul, o ar polar atua com mais força e a temperatura cai para valores entre 0°C e 5°C.

Uma forte massa de ar frio de origem polar entrou no interior do país. Por isso, uma acentuada temperatura está ocorrendo desde ontem. Temperaturas próximas e um pouco abaixo dos 10°C devem ocorrer nesta quinta-feira (11) em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. No Sul, o ar polar atua com mais força e a temperatura cai para valores entre 0°C e 5°C em grande parte da Região ocasionando geada. Áreas de maior altitude podem ter frio abaixo de 0°C.

Uma frente fria chega ao sul da Bahia nesta quinta-feira, mas já enfraquecida, com pouca chuva. O ar seco volta a predominar sobre o Brasil dissipando grande parte da nebulosidade e afastando a chance de chuva sobre a maioria das áreas do país.

O ciclone extratropical que se formou no Sul do Brasil desloca-se sobre o mar nesta quinta-feira, entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Fortes ventos ainda ocorrem em áreas do Sudeste. O ciclone espalha nuvens de chuva pela costa do Sudeste, mas a chuva e o vento diminuem muito no litoral catarinense, com o afastamento do sistema. 

Previsão

Atenção: o ar frio de origem polar atua no interior do Brasil e provoca baixas temperaturas sobre o Sul, em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no Sul do Amazonas

Nesta quinta-feira, o ar seco já predomina novamente sobre o Brasil e a maioria das áreas do país não tem mais condições para chuva. 

Região Sul tem um dia com muita sol e muito frio. Muitas áreas no centro-sul do Paraná, nos planaltos, na serra e no oeste de Santa Catarina, na serra e no planalto do Rio Grande do Sul amanhecem com geada. O frio também provoca nevoeiro ao amanhecer em várias áreas do Sul do Brasil.

Com o afastamento do ciclone extratropical, não há mais risco de ventania perigosa no Sul. A chuva agora ocorre de forma fraca no litoral de Santa Catarina e do Paraná, mas o sol aparece.

No Sudeste  do Brasil, o sol predomina e faz frio em grande parte da Região. O mar fica muito agitado e chove no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, com até moderada intensidade. Venta forte, com rajadas de até 90 km/h no litoral norte de São Paulo e no centro-sul do estado do Rio de Janeiro. Chove com fraca a moderada intensidade  na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba e no litoral norte fluminense. O leste de Minas Gerais e o Espírito Santo passam o dia com muitas nuvens, mas não deve chover.

Quase todo o Centro-Oeste do Brasil fica ensolarado. Nuvens altas passam pelo norte de Mato Grosso e de Goiás e no Distrito Federal, mas o sol aparece e não chove. O ar polar que se espalha sobre o Centro-Oeste deixa a temperatura baixa à noite e no início da manhã.

Quase toda a Região Norte tem um dia com muito sol e sem chuva. As pancadas de chuva ocorrem no centro-norte do Amazonas, em Roraima, no Amapá e no extremo norte do Pará. O ar polar passa pelo Acre, Rondônia e sul do Amazonas e deixa a temperatura amena. Faz frio ao amanhecer

No Nordeste do Brasil, o sol predomina e o tempo fica seco em quase toda a Região. Uma frente fria chega ao sul da Bahia e provoca chuva. Pancadas de chuva ocorrem no litoral e na zona da mata  entre o Rio Grande do Norte e Alagoas.