A semana começa com mais umidade e temperaturas mais baixas em Santa Catarina (SC) e no Paraná (PR), principalmente no oeste catarinense. A circulação de ventos em níveis médios e baixos da atmosfera favorece a formação de nuvens carregadas nos dois estado, conforme a Climatempo.
Nesta segunda-feira (18), céu nublado e chuva frequente marcam o dia no litoral do Paraná, na capital Curitiba e litoral norte de Santa Catarina. O sol até aparece em Foz do Iguaçu, região de Chapecó e em Florianópolis, mas com muita nebulosidade. Nestas regiões a chuva acontece em vários momentos, pontualmente com moderada a forte intensidade.
As temperaturas não sobem muito, devido à entrada do ar frio e o tempo mais encoberto. Na capital Curitiba, máxima de apenas 16 °C ao longo do dia, em Florianópolis, as temperaturas sobem um pouco mais, mas não passa dos 18 °C nesta segunda.
Na terça-feira (19), as instabilidades perdem força e a chuva acontece de forma mais irregular, ainda concentrada na faixa leste dos dois estados. No interior do Paraná, o tempo volta a ficar firme e as temperaturas entram em elevação. Com o afastamento do ar frio, a tendência é de madrugadas e manhãs ainda frias, mas tardes com temperaturas mais altas nos próximos dias.
Já não chove entre a quarta (20) e a quinta-feira (21) em Santa Catarina e no Paraná. A expectativa é que uma nova frente fria chegue novamente ao Sul do Brasil a partir da sexta-feira (22), trazendo chuva e diminuição nas temperaturas.
Rio Grande do Sul
Nesta segunda-feira (18), após a passagem da frente fria no Sul do país, uma massa de ar seco de origem polar ganha força sobre o Rio Grande do Sul (RS). O dia começa com temperaturas bem baixas em vários municípios. Cidades chegaram a registrar geadas no amanhecer, como Bagé e Bom Jesus, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No decorrer do dia o sol predomina em todas as regiões do estado, mas a sensação de frio persiste.
Não há previsão de chuva para a maioria das regiões, mas pode chover no extremo norte gaúcho, de forma isolada e sem grandes alertas. A chance de garoa aumenta nas áreas de planalto e serra do estado a partir da noite, mas a capital Porto Alegre continua com tempo firme.
O risco de geada diminui já na terça-feira (19), mas o frio persiste. A massa de ar polar deixará as temperaturas baixas em todas as regiões. O pico do frio será entre as madrugadas e manhãs em todo o estado.
Fonte: Climatempo