Agronegócio

Mais de 36 mil quilos de produtos agropecuários clandestinos são apreendidos no RS

Uma operação conjunta, denominada Ágata Sul, apreendeu mais de 36 mil quilos de produtos agropecuários irregulares e clandestinos no Rio Grande do Sul. A ação resultou em um prejuízo de cerca de 472,7 mil reais aos infratores.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da operação Ronda Agro XX do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira), fiscalizou 255 veículos, 42 propriedades rurais, 18 estabelecimentos agropecuários e 15 embarcações. Durante a ação foram emitidos sete autos de infrações, oito termos de apreensão e dois termos de destruição. Também foram encaminhadas quatro conduções para delegacia de polícia que responderão por crime de contrabando.

Foto de fiscal federal de costas enquanto olha um galão.
Propriedades rurais e estabelecimentos agropecuários foram fiscalizados | Foto: Divulgação/Mapa

As apreensões realizadas foram de 320 quilos e 188 frascos de agrotóxicos proibidos para uso no Brasil, 2.250 quilos de fertilizantes irregulares, 20.783 quilos de produtos de origem animal, 13.200 quilos de grãos de soja e milho oriundos de importação ilegal, 30 litros de vinho sem registro no Mapa e 13 bovinos em situação irregular.

A Operação “Ágata Sul” faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), sendo organizada pelo Ministério da Defesa e realizada de maneira integrada com órgãos federais e estaduais. Participaram da ação, além do Mapa, as Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização da União e do Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: Mapa