Agronegócio

Auditores fiscais federais agropecuários realizam greve

Os auditores fiscais federais agropecuários (Affas) estarão em greve em todo o país até amanhã (14). A paralisação, iniciada hoje, tem como pautas a realização de concurso público, a reestruturação da carreira e a derrubada do Projeto de Lei 1293/2021, o chamado PL do autocontrole.

“O PL 1293 retira do Estado a obrigação de fiscalizar a segurança dos alimentos e transfere para a empresa o poder de se autofiscalizar. Ou seja, o governo vai deixar a raposa cuidando do galinheiro”, afirma a Soraya Elias Marredo, delegada do Anffa Sindical no Rio Grande do Sul (DS-RS Anffa Sindical). Os auditores defendem que a aprovação do Projeto tornaria ainda mais difícil a identificação e a punição de fraudadores em casos de adulterações do leite, contaminação de bebidas, misturas em azeites, excesso de água nos frangos e congelados carnes contaminadas, entre outras inconformidades.

O governo afirma que o aperfeiçoamento da fiscalização agropecuária é uma exigência do mercado e que o texto dá maior autonomia e responsabilização aos fabricantes de insumos e produtos agropecuários, permitindo que o Estado direcione as ações de controle para as atividades de maior risco.

Durante a greve serão mantidas equipes de servidores para assegurar a continuidade dos serviços considerados inadiáveis e capazes de causar prejuízos irreparáveis à sociedade, conforme o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical),

Justiça

Após discordância entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o sindicato da categoria, o Superior Tribunal de Justiça determinou que sejam mantidos integralmente os servidores no atendimento em estabelecimentos de abate permanente da inspeção de produtos de origem animal, incluindo certificação, e nas unidades de vigilância agropecuária internacional. A multa diária, em caso de descumprimento, é R$ 500 mil.

A ANFFA Sindical orienta que deverá ser mantida a integralidade do funcionamento nas seguintes atividades: vigilância e certificações sanitárias e fitossanitárias; inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal; e vigilância agropecuária internacional.