Pecuária

Comunicação interna pode ser a chave para potencializar o seu negócio

Colaboradores perdem até 20% do tempo de trabalho buscando informações essenciais para o desenvolvimento de suas funções.

Por Felipe Hotz, CEO do Comunica.

Você já pensou que fortalecer a comunicação interna da sua empresa pode ser um fator decisivo no crescimento do negócio? Estudos indicam que empresas que investem em relacionamento e engajamento com os colaboradores podem ter um incremento de até 22% no faturamento. Esse reflexo monetário não é isolado, ele acontece porque funcionários engajados com o que fazem tendem a produzir 21% a mais do que funcionários que não se sentem motivados em suas atividades e com a empresa contratante.

Outro dado interessante relacionado a produtividade é que, segundo a McKinsey, colaboradores perdem até 20% do tempo de trabalho buscando informações essenciais para o desenvolvimento de suas funções. Logo, se houver um fluxo de informação melhor e mais organizado, o tempo antes gasto na busca de dados pode ser investido em planejamento, criatividade e até mesmo na agilidade em concluir tarefas.

É comum que empresas que procuram crescer e se consolidar no mercado façam investimentos em marketing e vendas, em insumos ou mão de obra – investimentos com potencial de retorno relativamente rápido. No entanto, não se deve esquecer do mais importante fator de sucesso do seu negócio: as pessoas.

A comunicação que você recebe por meio dos canais oficiais da sua empresa é a ponta final de uma estratégia com um objetivo real muito mais profundo. Ela gera relacionamento, fomenta a cultura da empresa, torna o ambiente de trabalho mais agradável e comunica diretrizes importantes, entre outros. E não para por aqui: ao atingir os objetivos citados anteriormente, a comunicação interna passa também a ser responsável por indicadores de negócio, que são consequência natural do trabalho de funcionários engajados e bem informados.

As estratégias de comunicação devem estar sempre alinhadas às estratégias do negócio, nunca pensadas de forma isolada. Há alguns anos, o mundo corporativo passou a reconhecer o impacto positivo em iniciativas e uma cultura que promova a felicidade do colaborador. Hoje em dia, a concepção de um bom lugar para trabalhar vai muito além de um bom salário ou benefícios oferecidos. A palavra cultura ganha um significado cada vez mais amplo e relevante. Flexibilidade, inclusão, propósito, crescimento, fazem parte do que conecta os valores de cada pessoa com a organização.

Quando falamos em engajamento, é importante entender que isso não só será responsável por criar um melhor clima organizacional ou, por consequência, gerar melhores resultados. Mas também e, principalmente, será o responsável pela retenção de colaboradores. Para John Baldoni, coach executivo de liderança, a definição de engajamento é ter colaboradores que têm vontade de ir trabalhar, compreendem sua função e sabem como o trabalho que executam é importante para o sucesso da empresa.

Estudos apontam que o custo do turnover de um funcionário pode chegar a até duas vezes o valor que seria investido anualmente em seu salário. Esse processo envolve não só encargos trabalhistas, mas também o esforço de contratação e treinamento de um novo colaborador.

É nesses estudos, que muitas vezes não estão diretamente atrelados à CI, que o valor de uma boa comunicação se destaca. Nós, os comunicadores, sempre soubemos do potencial de transformação positiva de nossas campanhas, mas quando é preciso justificar um orçamento mais alto, verba para contratação de uma equipe maior, a ideia intangível do engajamento, muitas vezes não era suficiente. Agora, os indicadores do negócio falam a nosso favor.

Por motivos inesperados, o protagonismo do profissional de comunicação interna e sua relevância para o negócio ficou muito em evidência durante 2020, e o caminho a se percorrer daqui pra frente é de mostrar a sua participação essencial na construção de indicadores chaves para o crescimento das empresas.

*Felipe Hotz, fundador e CEO do Comunica.