Trigo

Mais da metade da área de trigo do Paraná já foi semeada

A semeadura do trigo do Paraná está avançando de forma satisfatória, já atingindo mais da metade (53%) da área prevista, conforme o Boletim Informativo, divulgado hoje (26) pelo Departamento de Economia Rural (DERAL). Devido a concorrência com o milho, a área tritícola deve recuar 4% nesta safra, passando de 1,22 para 1,17 milhão de hectares. Ainda assim, a expectativa de produção está mantida em 3,9 milhões de toneladas, volume 21% superior ao obtido em 2021. No ano passado, foram colhidas apenas 3,2 milhões de toneladas em decorrência da seca.

Em relação ao desenvolvimento desta safra, as geadas da semana anterior não afetaram a produção de trigo, já que as lavouras não atingiram as fases reprodutivas. Por outro lado, a escassez hídrica começa a preocupar no Norte Pioneiro.

Regiões

O plantio do cereal foi concluído em grande parte dos municípios do Norte do Estado, confirmando uma redução média de área de praticamente 10% na região. A região Oeste também está com a semeadura avançada, apresentando redução de 20% na área.

“A partir de agora, os trabalhos devem se intensificar nas regiões mais frias, Sul e Sudoeste, onde a frequência das geadas inibe a presença de uma segunda safra de milho e, consequentemente, o trigo deve ter um aumento superior a 5% na área a ser plantada”, informa o Deral.

Com informações do Deral