Clima

Potencial formação de geadas sobre áreas agrícolas da Região Centro-Sul

No Paraná, o frio se expande nesta quinta. Pode ser o dia mais frio da semana, no estado. As culturas como milho, feijão e hortifruti podem ser afetadas por geada.

A madrugada desta quinta-feira (19), ainda será fria no município mineiro de Campestre, região produtora de café e há condições para vento. Na sexta-feira (20), o vento acalma e o céu fica mais claro durante a noite e madrugada e a sensação será de mais frio, segundo informações do agrometereologista da Climatempo Celso Oliveira.

Na serra do Salitre, um município brasileiro do estado Minas Gerais localizado na Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a previsão indica temperatura de 1ºC na madrugada desta quinta; e 2ºC na madrugada de sexta. Por isso, os produtores devem estar atentos há chance de geada nas áreas de café, milho, cana de açúcar e hortifruti. 

No Paraná, o frio se expande nesta quinta. Pode ser o dia mais frio da semana no estado. As culturas como milho, feijão e hortifruti podem ser afetadas por geada.

geadaprev.

Na sexta-feira e sábado (21) o frio persiste: previsão de geadas no Paraná e Santa Catarina – maior risco para milho com diminuição da umidade

geadaprev2.

A partir do fim de semana, mesmo com chance de geada, o frio começa a enfraquecer no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 

A frente fria associada ao ciclone e o ar frio favorece a ocorrência de chuva forte no Nordeste; principalmente para as áreas agrícolas de feijão, milho e cana de açúcar de Sergipe, Alagoas. 

No período de 24 a 30 de maio, as simulações mostram uma tendência de chuva para o leste do Nordeste; e a volta da chuva para o Rio Grande do Sul. Ou seja no final do mês, a chuva fica concentrada sobre a Região Sul associada a uma nova frente fria.