O IX Congresso Brasileiro de Soja e o Mercosoja 2022 começam na próxima segunda-feira (16), em Foz do Iguaçu (PR). O evento técnico-científico irá debater os “Desafios para produção sustentável no Mercosul” e deve reunir 1500 participantes no Rafain Palace Hotel & Convention Center.
A solenidade de abertura contará com a presença do vice-presidente da república Antonio Hamilton Mourão, do presidente em exercício da Embrapa Guy Capdeville e do chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno. Na sequência, está programada a conferência de abertura, que terá como conferencista a diretora da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação, Fabiana Villa Alves, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), apresentando os desafios e as oportunidades para a produção sustentável de soja. As inscrições on-line estão encerradas, portanto, os interessados deverão fazer a inscrição na secretaria do evento.
O CBSoja é promovido desde 1999 pela Embrapa Soja e esta edição do evento será em formato híbrido (presencial e online). Neste ano, o CBSoja será realizado em conjunto com o Mercosoja 2022. O Mercosoja tem sido organizado em conjunto pela Embrapa e pela ACSOJA (Asociación de la Cadena de la Soja Argentina) e é o principal evento científico de soja do Mercosul.
O fórum irá debater os diferentes aspectos que envolvem o agronegócio da soja. “O CBSOJA e o Mercosoja 2022 são o maior fórum técnico-científico da cadeia produtiva da soja na América do Sul e esta é a oportunidade de se aprofundar nas temáticas que estão na vanguarda da ciência e discutir diretamente com especialistas os avanços tecnológicos que serão apresentados. Além disso, trazemos como diferencial a Arena Inova Soja, para ampliar o destaque e a relevância na agricultura 4.0, nos dias atuais. Ressalto ainda que os eventos favorecem os contatos e ampliam o networking, assim como possibilitam grande interação com as organizações do setor que estarão demonstrando seus produtos e serviços na Feira de Expositores”, explica o presidente dos eventos, Adeney de Freitas Bueno.
Para discutir o tema central do evento – Desafios para produção sustentável no Mercosul – estão programadas seis conferências, 18 painéis em que serão realizadas 50 palestras. Além disso, o evento contará com 287 trabalhos técnicos que serão apresentados em formato pôster e oralmente.
“A sustentabilidade sempre permeou nossas ações de pesquisa e mais do que nunca, estamos investindo esforços científicos que auxiliem na comprovação, em números, da sustentabilidade do agronegócio brasileiro. Neste sentido, a programação do Congresso Brasileiro de Soja pretende discutir os diferentes aspectos desse pilar da produção agrícola brasileira, aliando Agricultura de Baixo Carbono, Bioinsumos e Agricultura Digital. Temas que também permeiam as linhas de pesquisa da Embrapa Soja”, enfatizou Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno.
A programação técnica irá abordar desde assuntos ligados aos atuais desafios tecnológicos dos sistemas de produção, às novas oportunidades que estão surgindo para a cadeia produtiva, tendo a sustentabilidade como conceito transversal em todo evento. Os aspectos relacionados à sustentabilidade, por exemplo, podem impactar na abertura de novos mercados, na inserção da cadeia na era da bioeconomia, nos avanços na área de edição genômica e outras tecnologias emergentes e disruptivas.
Arena Inova Soja
Uma das novidades desta edição será a Arena Inova Soja, ambiente que pretende integrar os participantes do ecossistema brasileiro de inovação, reunido desde startups a empresas de agricultura digital, além de apresentar as mais recentes aplicações emergentes para a cadeia produtiva da soja.
Feira de Expositores
Além da programação técnico-científica, haverá a feira de expositores, em que 32 empresas apresentarão as tecnologias desenvolvidas para a cadeia de produção de soja.
Relare
Pela primeira vez, haverá a realização simultânea da Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola (RELARE), que ocorrerá nos dias 16 e 17 de maio.
Fonte: Embrapa Soja