Uma intensa onda de frio vai provocar queda acentuada de temperatura sobre o Brasil na próxima semana. Além de geada em amplos estados, inclusive em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, até há possibilidade neve em alguns pontos do Sul do país. Antes disso, as temperaturas já caem no final desta semana na região.
Na última terça-feira (10), a passagem de uma frente fria provocou chuva na Região Sul. Com o afastamento dessa frente e a entrada de uma massa de ar frio de origem polar, as temperaturas diminuem no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O frio mais intenso desta semana, entretanto, está previsto para esta sexta-feira (13), com risco de geadas nos Campos de Cima da Serra Geral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com mínimas em torno dos 3°C.
A virada desta primeira para segunda quinzena será marcada por temperaturas mínimas, de maneira geral, entre 6°C e 9°C até o domingo (15).
Será uma onda de frio muito intensa que pode provocar geadas amplas e neve na Região Sul, novos recordes anuais e talvez históricos para um mês de maio.
Aviso
O Instituto Nacional de Meteorologia já alerta para perigo potencial de declínio de temperatura em todo o Sul do país. O a diminuição prevista é de 3ºC a 5ºC, com leve risco à saúde.
Fonte: Climatempo