domingo, 3 dezembro 2023
30.1 C
Passo Fundo
InícioMadrugadas frias e calorão durante a tarde no Sul

Madrugadas frias e calorão durante a tarde no Sul




Semana marcada por calorão em muitas áreas do Sul, em especial no estado do Rio Grande do Sul. Há possibilidade de onda de calor entre os dias 06 e 12 de fevereiro. Com a atuação de uma alta pressão atmosférica próximo à costa da Região Sul, teremos a intensificação de uma massa de ar seco, que vai impedir a chuva mais abrangente pelo estado gaúcho (por exemplo) por alguns dias e favorecer o aquecimento.

Não deve ser uma onda de calor tão persistente quanto à anterior, mas pensando no verão, entre 3-4 dias, já pode trazer bastante impacto, principalmente pensando em estiagem.

Por outro lado, também, nos próximos dias, com o tempo mais seco no Sul, terá uma queda significativa das temperaturas mínimas. O dia 6, segunda-feira, será o “pico” de temperatura mais baixa na Serra (gaúcha e catarinense), durante madrugada e início da manhã.

Em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, o dia começa com temperaturas em torno de 8°C. A previsão indica mínimas de 10°C para a região de Cambará do Sul e 11°C para as cidades de Soledade e Três Passos. Em Urubici e Bom Jardim da Serra, no estado catarinense, terão temperaturas mínimas em torno de 9°C para esta segunda-feira (06). São Joaquim, também terá um amanhecer gelado, com temperatura mínima em torno de 8°C, e em Urupema o dia começa com temperaturas em torno de 7°C.

Por enquanto, não estamos considerando geada, mas vale chamar a atenção para essa madrugada fria. Depois, com o sol forte, a temperatura dispara e a tarde será de calorão.

Noites sem nuvens são mais frias

Os dias de verão normalmente são quentes desde o amanhecer, mas as noites de verão com poucas nuvens são mais frescas do que as noites com muitas nuvens e as pancadas de chuva. O resfriamento da atmosfera e do solo é chamado tecnicamente de perda radiativa e acontece durante o dia e também durante a noite. Existe uma constante troca de calor entre o ar e a superfície e também entre o ar e a camada de nuvens que eventualmente está sobre um lugar.

A tendência ainda é de calorão no decorrer destes próximos dias, em especial para o interior gaúcho. A partir de quarta-feira (08), a chuva se espalha um pouco mais pela Região e a nebulosidade, por consequência, também aumenta. Ainda serão pancadas mais isoladas, mais a previsão já indica no decorrer da quinta e sexta-feira (10), madrugadas e manhãs com temperaturas mais agradáveis.

Fonte: ClimaTempo

Clique AQUI e receba em primeira mão os conteúdos do Destaque Rural em seu WhatsApp.




Últimas Notícias




Mais Lidas