domingo, 3 dezembro 2023
29.1 C
Passo Fundo
InícioPreços do leite fecham ano em queda, mas acima dos registrados em...

Preços do leite fecham ano em queda, mas acima dos registrados em 2021

A demanda enfraquecida pressiona os preços até dezembro, mas inversão de tendência pode estar próxima




O preço do leite captado em novembro e pago aos produtores em dezembro de 2022 foi de R$ 2,5286/litro na “Média Brasil” líquida, baixa de 6,7% frente ao mês anterior, mas 12,8% maior que o registrado no mesmo período de 2021, em termos reais.

Considerando-se a média de janeiro a dezembro, de R$ 2,7050/litro, o patamar de preços subiu 13,1% em relação ao registrado em 2021 (os valores foram deflacionados pelo IPCA de dezembro/22). A demanda enfraquecida pressiona os preços até dezembro, mas inversão de tendência pode estar próxima, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Cotação

A comercialização de derivados lácteos seguiu recuando em dezembro/22, ainda influenciada pela pressão dos canais de distribuição por preços menores. Apesar do aumento pontual das vendas de derivados devido às festas de fim de ano, o consumo, em geral, esteve desaquecido em dezembro, levando os preços a oscilarem bastante durante o mês.

Importações aquecidas

As importações brasileiras de derivados lácteos fecharam dezembro com leve queda de 0,16% frente a novembro, totalizando 152,6 milhões de litros em equivalente leite, o menor volume desde setembro/22 – os dados são da Secretaria do Comércio Exterior (Secex). A baixa ocorreu pelo terceiro mês consecutivo. Por outro lado, o total importado de janeiro a dezembro/22 avançou.

Custo aumenta

O Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira avançou 2,53% na “Média Brasil” (BA, GO, MG, RS, SC, PR e SP) em 2022 – o aumento do COE acumulado em 2021, por sua vez, havia sido de fortes 18,67%. A alta observada em 2022 esteve atrelada, principalmente, a elevações nas categorias de concentrados, medicamentos e operações mecânicas. Entre novembro e dezembro, especificamente, houve queda de 0,56% no COE, influenciada pela baixa nas cotações dos fertilizantes.

Fonte: Cepea

Clique AQUI e receba em primeira mão os conteúdos do Destaque Rural em seu WhatsApp.




Últimas Notícias




Mais Lidas