Desafios da Soja

Semeadura da soja avança em ritmo acelerado e atinge 60%

A ocorrência de esporos da ferrugem asiática da soja coletados continua com maior concentração na região noroeste do Rio Grande do Sul.

A área projetada para a safra 2022/23 de soja é de 6.568.607 hectares, com produtividade estimada é de 3.131 kg/ha. A semeadura avançou em ritmo acelerado, dobrando a área implantada durante o período. O índice de semeadura alcançou 60%, de acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar.

As lavouras semeadas antes do dia 12/11 apresentam germinação uniforme e estande de plantas dentro do esperado. As plantas apresentam ainda um desenvolvimento mais rápido, emitindo folhas maiores e comprimento do hipocótilo normal. Apesar das altas temperaturas e da baixa umidade do ar, não foram observados danos na cultura. 

Ferrugem

A ocorrência de esporos da ferrugem asiática da soja coletados continua com maior concentração na região noroeste do Rio Grande do Sul. A detecção de esporos é um indicativo da presença do patógeno no ambiente, e nestes locais recomenda-se aos técnicos e aos produtores observância das condições climáticas para o manejo da ferrugem.

O monitoramento de esporos da ferrugem asiática da soja, fungo Phakopsora pachyrhizi, foi realizado no período de 07 a 13/11/22 em Unidades de Referência Técnica no estado do Rio Grande do Sul. O Monitora Ferrugem é projeto da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR executado pela Emater/RS-Ascar em colaboração com laboratórios privados, instituições de ensino e pesquisa do Estado.

Fonte: Emater/RS-Ascar