Uma forte massa de ar seco vai continuar impedindo a formação de nuvens sobre a Região Sul do país, nesta sexta-feira (18). A ausência de nebulosidade favorece o rápido declínio das temperaturas entre a madrugada e manhã e também facilita o aquecimento acelerado no decorrer do dia. O predomínio será de sol e sem previsão de chuva em todas as áreas.
Chuva retorna e se intensifica no domingo
No sábado (19), o tempo permanece firme na maior parte dos estados sulistas, mas no litoral de Santa Catarina e do Paraná, existe a possibilidade de chuva fraca e passageira. Ainda pode gear na Serra Catarinense entre a madrugada e a manhã.
No domingo (20), áreas de instabilidade começam a afetar a região, contribuindo para a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva isoladas sobre o oeste do Rio Grande do Sul, o norte de Santa Catarina e todo o estado do Paraná.
Já na segunda-feira (21), estas instabilidades se intensificam por todo o Sul do país e por esse motivo, a chuva aumenta na maior parte dos estados. No oeste e sul do Rio Grande do Sul e no extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná, a previsão será de chuva forte a qualquer hora do dia. No litoral norte de Santa Catarina e no leste do Paraná, a chuva será mais leve e de forma passageira. Já nas áreas centrais dos estados, são esperadas pancadas de chuva isoladas a partir da tarde.
A formação de uma frente fria e um ciclone associado mais um corredor de umidade serão os responsáveis pelos tmeporais no começo da semana.
Na terça-feira (22), com o avanço do sistema, a chuva pode ser forte em praticamente toda a Região. O sol predomina apenas no oeste do Rio Grande do Sul neste dia.
Fonte: ClimaTempo