Agronegócio

Políticos e nomes técnicos compõem grupo de transição do agronegócio

O vice-presidente eleito e coordenador da transição governamental, Geraldo Alckmin, anunciou hoje (16) os nomes que irão compor o grupo técnico de trabalho da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Gabinete de Transição. Ao todo, oito políticos, lideranças e pesquisadores compõem a lista.

O governo eleito elencou ex-ministra do governo Dilma e Senadora Kátia Abreu (Progressistas), do Tocantins. Kátia já acompanha Lula na viagem à COP27, mas é nome impopular entre setores ligados ao meio ambiente, já tendo recebido o “prêmio” Motosserra de Ouro, do Greenpeace.

Além disso, o grupo contará com o deputado federal Neri Geller (PP), natural do Rio Grande do Sul e eleito pelo Mato Grosso. Geller é produtor rural e já foi ministro da Agricultura. Outro ex-ministro dos governos PT é o professor Luis Carlos Guedes Pinto, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo .

O senador do Mato Groso Carlos Fávaro (PSD), ligado ao agronegócio, é outro nome político na lista.

O grupo também conta com o ex-deputado federal Evandro Gussi, presidente e CEO da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica). Ligado à agricultura orgânica, o candidato ao Senado pelo PDT Joe Valle é mais um nome da lista.

Por fim, o grupo técnico irá contar com dois nomes da Embrapa, Silvio Crestana, que foi Diretor-Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) durante o governo Lula, e Tatiana Deane de Abreu Sá, que atuou como diretora-executiva da Embrapa e é pesquisadora na Embrapa Amazônia Oriental.

Desenvolvimento Agrário

Além do grupo do agronegócio, foi anunciado o grupo de trabalho do Desenvolvimento Agrário, incluindo lideranças da agricultura familiar, políticos e um ex-ministro.

Miguel Rosseto foi ministro do Desenvolvimento Agrário nos governos PT e vice-governador do Rio Grande do Sul.

Entre os pesquisadores, está Célia Hissae Watanabe, da área do desenvolvimento rural sustentável, e Robervone Nascimento, doutora em agronomia e servidora do INCRA.

Na área política, estão Pedro Uczai, Deputado Federal reeleito por Santa Catarina e João Grandão, ex-Deputado Federal de Mato Grosso do Sul.

A maior parte dos nomes da lista é ligada à entidades representativas. Elisângela Araújo é coordenadora de Formação e Educação Profissional da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil/CUT) e do Fórum Baiano da Agricultura Familiar. Givanilson Porfirio da Silva atua como a assessor da Presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG). José Josivaldo Oliveira é membro da coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB. Maria Josana de Lima Oliveira é Coordenadora Geral da CONTRAF-BRASIL/CUT. Luiz Henrique Gomes de Moura (Zarref) é mestre em Agroecossistemas e assessor do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). O Presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), Vanderley Ziger, também integra o grupo.