terça-feira, 28 novembro 2023
20.1 C
Passo Fundo
InícioClimaRedução do nível das águas no rio Mississippi aumenta exportação brasileira

Redução do nível das águas no rio Mississippi aumenta exportação brasileira




Com estimativa de que 96,6 milhões de toneladas de soja saiam do país na safra 22/23, a operação de exportação já está aquecida no Brasil. A comercialização internacional está sendo impulsionada pelo aumento da demanda mundial, que reflete as condições climáticas observadas nos Estados Unidos, onde a seca reduziu o nível das águas rio Mississippi, um importante canal para o escoamento de grãos. Este cenário, faz com que países já consolidados como tradicionais compradores de grãos americanos, façam negócios com o Brasil.

O Analista Sênior de Mercados Agroeconômicos, da TF Agroeconômica, Luiz Carlos Pacheco, explica como o clima dos EUA interfere no Brasil. “Essa situação de dificuldade de escoamento dos grãos americanos reduz as cotações da Bolsa de Chicago, mas eleva o prêmio no Brasil. Um exemplo disso, são os 16 navios brasileiros, de um total de 20 comprados pela China recentemente, mostrando que a demanda mundial está se voltando para o nosso mercado”, explica Pacheco.

A perspectiva é de uma safra recorde no Brasil, justificada pela recuperação dos estados do Sul e do Mato Grosso do Sul. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam uma área de 43,2 milhões de hectares, com produtividade média de 3,5 mil kg/ha e produção de 153,5 milhões de toneladas da oleaginosa, cerca de 22% acima que a safra anterior.

Veja Também:

Clique AQUI e receba em primeira mão os conteúdos do Destaque Rural em seu WhatsApp.




Últimas Notícias




Mais Lidas