Clima

Primavera fria: previsão de temperaturas baixas e risco de geada em novembro

O frio está demorando para dar adeus à Região Sul do Brasil, mesmo com o mês de outubro chegando ao fim. O amanhecer do último domingo (23) foi um exemplo, com as temperaturas chegando a 6,6ºC em Soledade – RS, de acordo com a MetSul. A partir de agora, apesar do aumento do número de dias de calor, o frio continuará presente e novembro se aproxima com possibilidade de madrugadas muito frias, temperaturas negativas e geada.

“Em um período do ano em que o calor já deveria predominar e o regime de chuva gradualmente mudar para o de verão com pancadas associadas ao calor e umidade, os dados apontam uma incursão de ar frio mais forte”, afirma a MetSul.

Uma massa de ar frio de grande dimensão está prevista para a virada do mês, entre 31 de outubro e 1º de novembro, podendo alcançar o Centro-Oeste e o Sudeste. Com isso, a projeção é de que novembro comece com temperaturas abaixo da média em muitas áreas do Centro-Sul do Brasil. Esse cenário de temperaturas frias é resultado do fenômeno La Niña.

“Uma massa de ar frio tão tardia não ocorre por acaso. O padrão atmosférico está diferente do normal nesta primavera. Tanto que a estação começou já na sua primeira madrugada com queda de neve e, inclusive, com acumulação no Sul do país. Porto Alegre, por exemplo, até hoje não teve um dia sequer com máxima de 30ºC em outubro e não teve nenhum em setembro. A explicação está no Pacífico, onde a La Niña se intensificou demais na parte mais a Leste do oceano em sua região equatorial, perto dos litorais do Equador e do Peru, com características de La Niña costeira intensa, a ponto de atingir anomalias de temperatura da superfície do mar comuns em eventos de Super La Niña costeira”, explica a MetSul.

Confira também

Com informações da MetSul