O Sul do Brasil, principal região produtora de trigo no país, será atingido por uma forte tempestade a partir da noite de hoje (05). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica chuvas intensas, ventos fortes, trovoadas e possibilidade de queda de granizo.
A ocorrência de chuvas traz riscos ao trigo que está sendo cultivado no Sul do Brasil, especialmente no Paraná, onde as lavouras já estão na reta final da safra. No estado, a colheita já alcançou 42% das áreas, mas as chuvas estão retardando o processo. Essa situação pode trazer prejuízos ao trigo que está em maturação, que representa 47% das lavouras que ainda não foram colhidas.
“Os dias com chuva consecutivos estão dificultando o avanço da colheita e isso, em um momento em que a gente já tem muitas lavouras maduras aqui no Paraná, pode ser prejudicial. Principalmente em termos de qualidade. Então mais dias de chuvas pela frente, independente do volume, deve dificultar a colheita que está em andamento”, explica o analista de trigo do Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná, Carlos Hugo Godinho.,
Previsão
A tempestade deve continuar nos três estados amanhã (06) durante todo o dia e seguirá na sexta-feira (07). O evento meteorológico é formado por um corredor de umidade vindo da Bolívia e do Paraguai associado ao calor e à umidade.
Amanhã (06), o volume de chuva poderá ultrapassar 100 milímetros (mm) no oeste do Rio Grande do Sul. Já em Santa Catarina e no Paraná, o acumulado deverá ficar em torno de 70 mm. A previsão ainda indica ventos fortes no leste do Rio Grande do Sul, com rajadas em torno de 100 km/h.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) também emitiu um aviso meteorológico para a ocorrência de temporais.
Com informações do Inmet