Economia

Índice de Custos de Produção mantém queda no Rio Grande do Sul

O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) manteve trajetória de queda no mês de agosto, sendo o terceiro mês consecutivo com redução. Puxado pela queda dos fertilizantes em todas as culturas, o índice caiu 4,9% em relação a julho. No entanto, no acumulado em 12 meses, o índice registra crescimento de 20,16%. Já em 2022, a inflação é de 1,64%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (27) pela Farsul.

Além disso, o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) também manteve o movimento de queda, com retração de 1,25% na comparação com o mês anterior. A soja e o trigo registram os menores preços no período. No acumulado em 12 meses, porém, o IIPR apresenta elevação de 8,17%.

Análise

Na avalição da Farsul, apesar do crescimento do preços recebidos, os custos apresentam alta superior, o que acaba por estreitar as margens de lucro da atividade.

Quanto aos custos, o crescimento no acumulado dos últimos 12 meses ocorre sobre os números de 2021 que já foram de alta, portanto uma base já inflacionada. Além disso, IICP cresce acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – inflação oficial do país -, portanto os produtos que compõem a cesta de custos de produção estão encarecendo de forma mais acelerada do que os demais.

Fonte: Farsul