O Desfile dos Grandes Campeões da 45ª Expointer ocorreu nesta manhã (02) na Pista Central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Durante a mostra, os animais mais bem avaliados de todas as raças da exposição foram apresentados ao público. A ocasião marcou também a abertura oficial da feira na Tribuna de Honra, com a presença do presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, e o governador do estado, Ranolfo Vieira Júnior. O vice-presidente e candidato ao Senado pelo RS, Hamilton Mourão, esteve ao lado do presidente.
Durante seu discurso, Bolsonaro exaltou o agronegócio e medidas de seu governo, como facilitação do porte de armas e entrega de títulos de propriedade. Além disso, citou ideias conservadores e o cristianismo. O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, declarou apoio ao candidato, afirmando que o campo é bolsonarista.
“Na Expointer se expressa a alma gaúcha”, disse o governador Ranolfo Vieira Júnior. Durante seu discurso, destacou também o inovação e a projeção de negócios de em torno de R$ 3,5 a 4 bilhões durante o evento. “A Expointer mostrará em números, ao vivo e a cores, as riquezas que temos”, ressaltou.
Medalha Assis Brasil
A Medalha Assis Brasil também foi entregue hoje a três personalidades que se destacaram na agricultura e na pecuária do Rio Grande do Sul. A honraria é o maior reconhecimento do Estado no setor. Neste ano, ela foi concedida à secretária estadual de Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann; ao produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner, e ao presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Gressler.
Edemundo Gressler é médico veterinário e produtor rural. Foi secretário de Saúde e vereador do município de São Sepé, onde nasceu. Desde 2019, é o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), entidade criada em 1942 e que representa os ovinocultores de todo o país.
O produtor rural Fernando Rechsteiner é economista nascido no Rio de Janeiro. É presidente do Sindicato Rural de Pelotas, diretor da Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e conselheiro do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Além de arroz, a propriedade de Rechsteiner também produz soja e trabalha com pecuária de corte.
A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, é natural de Lajeado, engenheira florestal, com pós-doutorado pela Universidade do Vale do Taquari (Univates). Foi diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roesslet (Fepam), diretora da Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado e professora.
Com informações da Expointer