A tendência para o mês de setembro é de chuvas acima da média em grande parte da Região Sul. A previsão é a mesma para a divisa do Mato Grosso do Sul com São Paulo, costa leste da Região Nordeste e noroeste da Região Norte. O total de chuva previsto para essas áreas é superior aos 120 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Porém, nas demais áreas a previsão é de chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média. Na região do MATOPIBA (estados do MA, TO, PI e BA), leste do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e norte de Minas Gerais os acumulados de chuva poderão ser inferiores a 60 mm e em algumas localidades pode não ocorrer registro de chuva.
Quanto às temperaturas, são previstas temperaturas médias acima da climatologia para a Região Norte e Nordeste, com valores que podem superar os 28°C. Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas temperaturas de até 1ºC acima da média.
Na Região Sul, com exceção do norte Paraná onde as temperaturas devem ser acima da média, as temperaturas deverão ser mais amenas, devido a passagem de frentes frias, com tendência de ocorrência de valores abaixo de 20°C. Porém, ainda não se descarta a possibilidade de entrada das massas de ar frio que poderão acarretar em declínio das temperaturas mínimas e favorecerem a ocorrência de geadas em áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, bem como no sul de Minas Gerais e Vale do Paraíba.
Fonte: INMET