Eventos

Expointer começa a receber animais de argola na segunda-feira (22)

A 45ª Expointer começa apenas no sábado (27), mas o parque de exposições Assis Brasil, em Esteio, começará a ficar mais movimentado já na segunda-feira (22). É quando os mais de cinco mil animais de argola inscritos, isto é, que participarão dos julgamentos, devem começar a ingressar no local.

O portão 8 será aberto às 8h e os exemplares podem ingressar até o dia 26 de agosto, das 8h às 22h. A organização do evento lembra que todos passarão pela equipe da Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Os animais rústicos, que participam de provas e leilões, podem entrar no local nos demais dias.

Os produtores devem observar as exigências sanitárias exigidas para cada espécie de animal. “É necessário que façam uma revisão em seus animais antes, para que não venham com ectoparasitas ou com sintomas de doenças infectocontagiosas”, avisa o zootecnista responsável pelo Serviço de Exposições e Feiras da Seapdr e comissário-geral da Exposição de Animais da Expointer, Pablo Charão.

Deverão ser apresentadas as Guias de Trânsito Animal (GTA) e demais documentos zoossanitários e fiscais, conforme prevê a legislação. Os animais serão inspecionados clinicamente, identificados e terão os documentos sanitários verificados pela equipe sanitária do turno, dentro da área de desembarque, conforme a Diretora do Departamento de Defesa e Vigilância Sanitária Animal da secretaria, Rosane Collares.

Além disso, os resultados de testes diagnósticos, exames laboratoriais e atestados de vacinações para os animais participantes do evento não poderão ter seu prazo de validade expirado antes de 6 de setembro.

Para os animais procedentes de outros países haverá exigência do cumprimento da legislação federal. Será permitida a participação somente de bovinos ou bubalinos provenientes de áreas com reconhecimento internacional de livre de febre aftosa sem vacinação.

As informações sanitárias a respeito de cada espécie de animal estão disponíveis aqui.

Com informações da Seapdr