Eventos

São esperadas mais de 600 mil pessoas e 4 bilhões em vendas de máquinas durante a 45ª Expointer

Neste ano, 6.378 animais foram inscritos, superando em número de exemplares a edição de 2019 (5.590 animais).

A 45ª Expointer deve receber mais de 600 mil pessoas e alcançar mais de 4 bilhões em vendas de máquinas. Os dados foram apresentados durante a cerimônia de lançamento da feira realizada nesta segunda-feira (15) em Porto Alegre. O evento também foi transmitido ao vivo pelo canal do governo no Youtube

Em 2019, última edição antes da pandemia, a feira recebeu 416 mil pessoas e atingiu 2,5 bilhões em vendas de máquinas.

Neste ano, 6.378 animais foram inscritos, superando em número de exemplares a edição de 2019 (5.590 animais). “600 mil pessoas são esperadas, mais de 6.378 inscrições de animais e o setor de máquinas tem a pretensão de mais de R$ 4 bilhões em vendas” afirma o Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Domingos Antonio Velho Lopes

De acordo com o secretário, o balanço de carbono será apresentado durante a feira. “Essa pauta é vital, não só para o agro, mas para o estado […] Trabalharemos a pauta mundial do carbono, estaremos lá falando sobre a emissão e também sobre o balanço de carbono, onde estaremos demonstrando de cadeia a cadeia do estado do Rio Grande do Sul aquela pauta que, às vezes, é mal interpretada, porque nós somos sustentáveis”, frisa.

Lopes ressalta que a sucessão familiar também é um ponto chave para inovar e tecnificar a agricultura. “Queremos sim crescer de forma técnica, com inovação e principalmente fixando o jovem ao campo, que é a forma mais fácil de nós fazermos a integração entre as gerações”.

Durante a feira, a sede do governo gaúcho será transferida temporariamente para Esteio. O governador Ranolfo Vieira Júnior e uma equipe de secretários ficarão do dia 27 de agosto a 04 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil dando continuidade ao projeto Avançar pelo Rio Grande – Governo na Comunidade.

“Essa ação é a forma com que o governo do estado tem de potencializar grandes eventos, grandes feiras […] é uma forma de não só dialogar com a comunidade, mas fomentar duas áreas que foram muito atingidas pela pandemia, que é a área do turismo e do setor de eventos”, explica Vieira Júnior.