Leite

Insumos para a Produção de Leite acumulam alta de 17,75% no último ano

O Índice de Insumos para a Produção de Leite Cru (ILC) acumula alta de 4,12% em 2022, até o mês de junho. Além disso, nos últimos 12 meses a alta chega a 17,75%. O dado, divulgado pela primeira vez, foi anunciado hoje (10) pela Farsul. De acordo com a entidade, o indicador tem objetivo de mensurar a variação dos preços de uma cesta de insumos que compõem 80% do custo de produção do leite e contribuir na compreensão da evolução dos custos de produção da cadeia láctea do Rio Grande do Sul.

Mesmo com a alta no acumulado, o indicador vem apresentando desaceleração. Por outro lado, os preços dos insumos para a produção de leite cru seguem apresentando resultados superiores à inflação oficial. Em 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 11,89% e o IPCA Alimentos, de 13,93%.

Resultados de junho

Quanto aos custos de produção, junho registrou queda de 2,56%, sendo que o grupo Fertilizantes foi o principal responsável pelo resultado. Além disso, a queda nos preços de milho e soja (média de 2%), principais insumos para alimentação das vacas de leite, também influenciou nessa retração.

A energia elétrica também apresentou redução, enquanto a suplementação mineral teve elevação de 21%, sendo o destaque de alta no período.

A atualização do ILC será mensal e os dados também estão disponíveis no Farsul Big Data.

Com informações da Farsul