Agricultura

Eficiência de fertilizantes na produção de grãos é destaque na Caravana Embrapa

Os fertilizantes representam uma parte importante dos custos de produção e estão entre os insumos que mais aumentaram de preço na última safra. No Rio Grande do Sul, o gasto cresceu quase 90% na safra 2021/22, conforme a Farsul Big Data. Para incentivar a eficiência e economia no uso, a Embrapa está realizando uma série de eventos em 48 regiões agrícolas brasileiras. A expectativa é de que a Caravana Embrapa promova uma economia de até 20% no uso dos fertilizantes na próxima safra brasileira.

A parada mais recente foi nesta sexta-feira (29), em Passo Fundo – RS, em evento realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF). Em cada região, a Caravana adapta os conteúdos para o perfil da produção. Neste caso, o foco foi o cultivo de grãos, já que a região é grande produtora de culturas como soja, milho e trigo. “A ideia é trazer conhecimentos técnicos para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes, ou seja, trazer técnicas novas e informações sobre produtos novos para que o produtor consiga aumentar a eficiência dos fertilizantes sem precisar comprar mais ou talvez até usar um pouco menos”, explica o coordenador regional da Caravana Embrapa, Fabiano Daniel De Bona.

Abastecimento

O risco de desabastecimento na próxima safra de verão é praticamente descartado pelo governo, indústria e especialistas. No entanto, De Bona acredita que o ciclo de aumentos e escassez está apenas começando. “Nunca foi retomada tão fortemente [quanto antes] a exploração dos fertilizantes no pós-pandemia, então eu creio que a gente precisa ter muito cuidado, espero que não ocorra uma falta de fertilizantes, mas precisamos tomar muito cuidado e começar a melhorar o manejo para tentar aumentar a eficiência para nos precavermos de forma que consigamos passar por esse ciclo, seja curto ou longo, mas que consigamos passar bem por ele”, avalia o especialista.

Medidas

Para reduzir os custos e aumentar a eficiência, diversas medidas estão sendo apresentadas durante os eventos. Entre elas a análise de solo, que permite avaliar quais fertilizantes são mais necessários e a utilização de fertilizantes emergentes. De um modo geral, também são abordadas as boas práticas na adubação. “Nada mais é do que seguir as recomendações que já são consagradas, testadas e eficientes para que o uso do fertilizante, um insumo tão caro e que o Brasil tem tão pouco, possa ser usado com o máximo de eficiência. Ou seja, para que se coloque o fertilizante, para que a planta aproveite, transforme em produção e que se perca pouco dele”, explica um dos palestrantes, o pesquisador da Embrapa Soja Cesar de Castro.

Já os fertilizantes emergentes e outras alternativas podem auxiliar na redução da dependência nacional de importação, que passa de 85%, conforme dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos. Entre essas opções, estão fertilizantes de eficiência aumentada, fertilizantes orgânicos e organominerais, remineralizadores e bioinsumos.

Um dos desafios para a adoção dessas tecnologias no campo é repassar esses conhecimentos da pesquisa para o setor produtivo. “Eles estão sendo bem vistos hoje porque realmente tem que reduzir custos, por causa do valor em que o fertilizante se encontra hoje. Muitas vezes realmente o produtor não sabe que eles levam a ter mais eficiência, e apesar de eles custarem um pouco mais caro, no final muitas vezes eles vão trazer o benefício de elevar a produtividade e, com isso, a lucratividade do produtor será melhor”, ressalta o Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Juliano Corulli Corrêa.

Plano Nacional de Fertilizantes

A Caravana está entre as ações do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), lançado em março pelo governo federal. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, essa ação pode resultar em até um US$ 1 bilhão de economia para o produtor na próxima safra. Além disso, o plano prevê incentivo aos fertilizantes emergentes e exploração de minas, ponto sensível e alvo de divergências.

Próximos destinos

Pelotas será a última cidade gaúcha a receber a Caravana. O evento será realizado em 09 de agosto no auditório da Embrapa Clima Temperado. Em seguida, o roteiro seguirá para Santa Catarina, com eventos em Criciúma, Campos Novos, Chapecó e Canoinhas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.

Confira também