Agronegócio

Corteva Agriscience realiza 40 treinamentos sobre a Instrução Normativa 42/2021 no Rio Grande do Sul

A Corteva Agriscience, em parceria com a UNESP/Botucatu, promoveu 40 treinamentos, de fevereiro a junho de 2022, com o objetivo de auxiliar produtores e aplicadores sobre o uso correto de herbicidas hormonais e ajudá-los a se prepararem para o cumprimento da Instrução Normativa 42/2021, criada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul. A partir de 31 de agosto de 2022, a IN 42 passa a vigorar para os 497 municípios do Rio Grande do Sul, estabelecendo o cadastro de aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais e a obrigatoriedade de o produtor prestar informações sobre sua aplicação no prazo máximo de 10 dias.

De 2019 a junho de 2022, a companhia e a UNESP/Botucatu treinaram mais de 3,4 mil aplicadores. Os cursos têm carga horária de 16 horas, com conteúdo teórico e prático. Ao final, os participantes passam por um processo de avaliação dos conhecimentos adquiridos para que possam receber o certificado. “É muito importante a conscientização sobre o uso correto e seguro dos defensivos agrícolas. Contribuir com o desenvolvimento da agricultura nacional faz parte do compromisso da Corteva e precisamos da participação de todos para que o Rio Grande do Sul siga avançando no combate à deriva“, afirma André Baptista, líder do Portfólio de Herbicidas da Corteva Agriscience.

O não cumprimento das regras estabelecidas pela IN 42 provoca aplicação de sanções administrativas que envolvem advertências, multas de R$ 1.500,00 a R$ 40.000,00, condenação de produto, suspensão e cancelamento de autorização, registro ou licença e interdição de estabelecimento. Além disso, podem ser apuradas responsabilidades civis e criminais.

Para obter mais informações sobre o uso correto e seguro de produtos da Corteve clique aqui.

Fonte: Divulgação